Casey Stoner teme que os novos regulamentos técnicos do MotoGP para 2027 possam tornar as ultrapassagens mais difíceis.
Após 15 anos de motores de 1000 cc, uma reformulação para 2027 inclui a introdução de motores menores de 850 cc, a remoção de dispositivos de altura de condução e novos limites para o tamanho da aerodinâmica.
Entretanto, o peso mínimo das máquinas será reduzido de 157 para 153 kg. Com as máquinas atuais, que batem recordes, em risco de ultrapassar as escapatórias de saída das pistas, as mudanças visam reduzir o desempenho, ao mesmo tempo que dão aos pilotos uma maior influência.
Mas Stoner, que há muito critica a aerodinâmica e a eletrónica do MotoGP, alertou que as mudanças estão na direção errada, segundo o site https://www.crash.net/.
– Estás a tornar a moto mais leve, então as zonas de travagem ficam mais curtas. As velocidades máximas também serão mais baixas, porque não terão o dispositivo de altura de condução, o que também significa que os pontos de travagem são mais curtos. Portanto, há menos oportunidades para ultrapassagens. Ainda têm winglets e provavelmente terão velocidades mais altas nas curvas com uma moto mais leve, o que criará turbulência no ar. Portanto, ainda terão problemas de estabilidade e temperatura dos pneus [atrás de outras motos]. Eu simplesmente não entendo como é que ninguém consegue ver os problemas – que cada passo que dão nessa direção estão a ir na direção errada.
















