Alex Márquez fala sobre o estado de graça que experimentou desde os testes de inverno. O seu próximo objetivo é vencer a primeira corrida da MotoGP.
Dois pódios na corrida de abertura do Campeonato do Mundo são um sinal claro de que Alex Márquez está a adaptar-se bem à Ducati GP24. O espanhol sempre sofreu um pouco na sombra do irmão mais velho Marc, mas quer conquistar uma oportunidade de tentar estar no trono da categoria rainha em pouco tempo. Em comparação com a temporada passada, Alex parece ter dado um passo decisivo à frente, mas não é apenas uma questão de preparação atlética e estilo de pilotagem.
A adoção da Ducati GP24 certamente ajudou Alex Márquez neste início de campeonato de MotoGP.
– “Diverti-me muito desde o primeiro dia em que experimentei esta moto”, disse o mais novo dos irmãos de Cervera. “ Se estiveres a divertir-te és rápido . Porém, com a GP23, devido ao meu estilo de pilotagem, tive muitas dificuldades… Os anos difíceis são aqueles em que se aprende muito mais, o dobro, em comparação a um ano normal .”
Alex certamente ainda tem muito o que melhorar e pode dar trabalho para qualquer um. A GP24 foi projetada para a nova geração de pneus e isso permite que cometer alguns erros sem perder muitos décimos por volta. “Isso, porém, é perigoso em outro sentido: dá tanta segurança que temos que ter cuidado para não exagerar e cair .” Analisa Alex Márquez.
A equipa Gresini é conhecida pela sua capacidade de dar tranquilidade aos seus pilotos, sem gerar muita pressão, mas o objetivo é óbvio:
“Na Gresini, estão todos a cozinhar para a minha primeira vitória na MotoGP, mas temos que encontrar o ponto de cozimento certo. Não podemos exagerar nem errar, caso contrário o prato não ficará tão bom quanto deveria. Se a oportunidade surgir, estamos prontos para aproveitá-la .”
No final deste campeonato de MotoGP, Alex Márquez poderá considerar-se satisfeito se conseguir terminar entre os cinco primeiros e ganhar alguns Grandes Prémios?
“Acho sempre que o Marc pode vencer, sempre, basta olhar para o que ele faz. Quando Marc tem tudo em ordem, como parece ter agora depois de tanto sofrimento, ele é quase invencível. Você pode vencê-lo, claro, mas ele é o que tem menos fraquezas .”