Alex Márquez começou forte na primeira corrida Sprint da nova temporada de MotoGP. O piloto da Gresini subiu ao pódio à frente de Pecco Bagnaia.
O mais novo dos Márquez está entusiasmado com o seu segundo lugar no sprint na Tailândia. No primeiro sábado da temporada de 2025, os irmãos Cervera marcaram dois golos que deixaram os adeptos espanhóis e outros sonhadores encantados. Se na pré-época não ousava falar na possibilidade de ser campeão, agora sonhar não custa nada…
O piloto da Gresini manteve-se em segundo lugar durante toda a corrida, embora nunca tenha preocupado o seu irmão Marc Márquez, que dominou a corrida da primeira à última volta. Na qualificação da manhã, Alex quase conquistou a pole, a apenas 146 milésimos do irmão mais velho. No Sprint o seu ritmo foi sempre constante, o suficiente para manter Pecco Bagnaia atrás e garantir o segundo degrau do pódio.
– “Acho que o Marc ainda tem alguns décimos escondidos. Pelo menos um. Pode parecer pouca coisa, mas aqui é muita coisa. Estou muito feliz, acho que fizemos o nosso melhor, que é ficar em segundo, realisticamente. É verdade que no início poderia ter sido mais explosivo. Depois de permanecer muito próximo do Marc durante várias voltas, o pneu dianteiro sofreu com a situação. Decidi então dar um passo atrás, para jogar um pouco mais seguro, dada a prestação do Pecco, que não estava muito rápido naquelas voltas. Atingimos o nosso objetivo, que era o mais importante”.
Os resultados dos testes de MotoGP e esta primeira corrida da temporada podem levar a pensar que é um candidato ao título mundial. Alex Márquez prefere não pensar nisso e mantém-se realista.
– “Vou responder honestamente: não, não é possível… O Marc ganhou muito… Tem a experiência que nós não temos, de lutar na frente, de subir ao pódio todos os fins de semana.” No calor do momento é melhor aproveitar a onda e não estabelecer limites. Sonhar é grátis. Realisticamente não, mas a vida ensinou-me que sonhando e trabalhando se podem alcançar grandes objetivos. Depois daremos tudo de nós e veremos onde estaremos no final da temporada.”
Amanhã será mais uma corrida, com Pecco Bagnaia muito interessado em conquistar a sua primeira vitória. A longo prazo, o vice-campeão pode ter algo mais, ainda que muito dependa do arranque e das voltas iniciais.
“No domingo tentarei fazer uma corrida sólida. Continuo a dizer que eles têm um pouco mais do que eu. Estou muito ao mesmo nível do Pecco, mas acho que é uns décimos mais rápido do que eu. Fazer um bom arranque e boas primeiras voltas será muito importante”, concluiu o mais novo dos irmãos Márquez.