MotoGP, 2021, Silverstone – Análise: Um GP crucial para Quartararo!

Por a 30 Agosto 2021 11:51

Fabio Quartararo garantiu a sua quinta vitória da época com uma atuação exemplar em Silverstone. No campeonato, ‘El Diablo’ dilatou a sua vantagem para 65 pontos sobre o segundo classificado, Joan Mir. Se dúvidas ainda restavam sobre a sua candidatura ao título, as mesmas acabaram por completo na corrida britânica.    

Há um facto, que de imediato distingue Fabio Quartararo dos demais participantes em MotoGP. Para além das suas 5 vitórias e 8 pódios conseguidas este ano, é o único piloto que pontuou em todas as doze corridas realizadas até agora… Nenhum outro tem esse registo. 

O piloto de Nice passou as férias a poucos quilómetros de casa, na paradisíaca Riviera francêsa, concretamente em Saint Tropez, na companhia do seu irmão, familiares e namorada, que por acaso é responsável do gabinete de imprensa da Tech3 e familiar direta do dono da equipa, Hervé Poncharal. Fabio relaxou uns dias e preparou-se mentalmente para uma reentrada em força depois das férias… e os resultados estão à vista. 

Na corrida britânica, Quartararo largou do terceiro lugar da grelha e ficou em quarto lugar nas voltas iniciais da corrida de 20 voltas. O francês sabia que tinha um bom ritmo de corrida e rapidamente ultrapassou Francesco Bagnaia, elevando-se ao terceiro lugar antes de se colocar atrás da dupla líder composta por Pol e Aleix Espargaro. Quartararo fez então a volta mais rápida e acabou por despojar do segundo lugar Aleix Espargaro, antes de fazer o assalto ao líder na 4ª volta. 

A partir daí o jovem piloto de 22 anos nunca mais olhou para trás, estabelecendo de forma consecutiva voltas mais rápidas e ampliando a sua vantagem na frente para mais de três segundos – acabando por terminar a corrida em primeiro lugar com uma vantagem de 2,663s.

Fabio Quartararo ( Monster Energy Yamaha) 1º:

“Esta vitória foi óptima! Na Áustria estava a pensar no campeonato quando estava a trocar de moto, mas aqui não pensei em nada. Estava a sentir-me muito bem na moto, e gostei de lutar pela vitória. Foi perfeito. Gosto de correr assim, de viver o momento. 

Senti-me óptimo no início e mantive a calma. Cometi alguns erros, mas senti que estava realmente bem na travagem,  melhor do que o esperado, e por causa disso fiz uma espécie de mudança de estratégia durante a corrida. 

Quando tinha uma vantagem de 3s disse: “Muito bem, agora é altura de ir devagar e não cometer nenhum erro”, e depois na última volta estava apenas a desfrutar da pista, ainda a andar devagar. Estou muito contente com este resultado. É uma vitória realmente especial.

Quando ganhei em Assen, já tinha lá alguns fãs. Não sei quantos fãs tinha em Silverstone, mas foi enorme, e foi óptimo partilhar este grande momento com eles. Quero agradecer-lhes. 

Para um piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP, é sempre bom ganhar um Monster Energy Grand Prix, por isso basicamente consegui tudo, é espantoso! 

É uma grande vitória para eles, e também para a minha família e para a equipa. Eu tenho um mecânico que não pôde vir aqui, Daniele Grelli, por isso esta vitória é para ele.”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x