MotoGP, 2021 – Quartararo: “Ter o lugar de Rossi não é fácil”

Por a 14 Julho 2021 17:41

Valentino Rossi é uma lenda viva do MotoGP e uma inspiração absoluta na pista. O seu legado perdura apesar de uma temporada pouco brilhante em 2020, e fazer jus à sua lenda deixou o outro piloto da Yamaha, Fabio Quartararo, um pouco confuso. 

No seu ano de estreia em 2019, Quartararo conseguiu marcar sete pódios e seis poles. O jovem piloto foi então contratado pela equipa de fábrica da Yamaha no início de 2021, tornando-se efectivamente no companheiro de equipa da Maverick Vinales. Esta decisão, no entanto, veio às custas de Valentino Rossi, que seguia com a marca durante  quinze anos. Durante esse tempo, Rossi conquistou quatro dos sete títulos da categoria rainha com o fabricante japonês. 

Atualmente, Quartararo está na sua melhor forma e ‘calçar os sapatos’ de Rossi não o parece ter afectado. Já conquistou a vitória em quatro corridas – Doha, Portugal, Itália e Holanda – e no que diz respeito à classificação, foi para as férias de verão com 34 pontos de vantagem sobre o segundo classificado.  

Quando questionado sobre a pressão, Quartararo disse que não sentiu qualquer pressão adicional desde que entrou na Yamaha, no entanto, admitiu que a responsabilidade de ocupar o lugar de Rossi era “grande”.

Pressão?

“Para mim, sobre a pressão, acho que já se tornou algo normal. Acho que tive pressão durante toda a minha vida e agora sinto que é algo normal. Então, digamos que estou acostumado.”

“Com certeza vai chegar um momento em que é muito mais se estiver a lutar numa corrida pelo campeonato, mas, no momento, sinto que a pressão é a mesma e normal”.

Ocupar o lugar de Valentino Rossi?

“É uma responsabilidade enorme. Tomando o lugar do Valentino, todos esperavam que eu desse ótimos resultados e tudo mais. Mas acho que estou a fazer um ótimo trabalho e sinto que a equipa está feliz não só comigo, mas também com a minha equipa, com a forma como estamos a trabalhar, com a atmosfera na equipa, com a mecânica boa que temos. “

Quartararo também já conheceu algumas dificuldades mentais. Em 2020, o piloto procurou ajuda mental de um psicólogo para ajudar a manter a calma. Até agora, os resultados estão a surgir, e o francês continua a mostrar-se promissor, mesmo com a responsabilidade de caber nos sapatos de Valentino Rossi.

5 1 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x