MotoGP, 2021: Paolo Ciabatti e a previsão do Campeonato

Por a 11 Julho 2021 18:00

O diretor desportivo da Ducati, Paolo Ciabatti, faz um balanço da primeira metade da época, e fala com respeito do líder do Campeonato Fabio Quartararo

“Fabio Quartararo é o nosso adversário mais forte

Ciabatti espera que as duas vitórias de Jack Miller nesta temporada sejam em breve multiplicadas.

A Ducati Corse conquistou onze dos 27 lugares possíveis no pódio em nove corridas de MotoGP este ano, e ganhou duas corridas com Jack Miller (Jerez e Le Mans).

É o mesmo número de vitórias de toda a época 2020, mais a Ducati está em boa posição, pois tem três pilotos em 2º, 3º e 5º lugar no Campeonato Mundial com Zarco, Bagnaia e Miller.

A consistência da Ducati tem sido notável, com Johann Zarco a reclamar quatro pódios em nove corridas (4x segundo), Jack Miller 3 (2x primeiro, 1x terceiro), Pecco Bagnaia outros 3 (2x segundo, 1x terceiro) e Jorge Martin um (1x terceiro).

isto quer dizer que a marca de Borgo Panigale tem tido regularmente um piloto nos  três primeiros resultados. Mas nos dois últimos Grand Prix, na Saxónia e Assen, nenhuma Desmosedici conseguiu chegar ao pódio.

Mesmo assim, o Director Desportivo da Ducati, Paolo Ciabatti, está satisfeito com a primeira metade da época.

O rejuvenescimento do alinhamento de pilotos (os seis pilotos de MotoGP têm em média 24,5 anos de idade) tem-se revelado eficaz até agora,

Mas ainda há traçados que dão problemas à Ducati. O sinuoso Sachsenring é um deles. As Vermelhas não terminam no pódio desde 2016 e nunca ganharam desde 2008.

“A pista alemã tem certas características especiais que não são ideais para a nossa moto. Não há longas rectas, e é um circuito lento. Ainda assim, conseguimos manter-nos bem em 2019, embora não pudéssemos lutar pela vitória na corrida”.

Nessa altura Petrucci, Dovizioso e Miller asseguraram o 4º a 6º lugar, enquanto desta vez Bagnaia, Miller e Zarco terminaram em 5º, 6º e 8º respectivamente.

Assim, a Ducati continua a ter três ferros quentes no braseiro do Campeonato Mundial, mas até agora nenhum favorito emergiu claramente como o número um para os italianos.

“É demasiado cedo para fazer quaisquer previsões sobre as nossas hipóteses ao título”, disse Ciabatti numa entrevista. “Mas esperamos continuar a lutar por pódios em cada Grande Prémio. Gostaríamos também de colocar mais algumas vitórias no nosso bolso nas próximas corridas. Nas duas corridas na Áustria em Agosto, devemos ter boas hipóteses”.

A Ducati ganhou no Red Bull Ring em 2016 com Iannone, em 2018 com Lorenzo, em 2019 com Dovizioso, em 2020 novamente com Dovizioso, e apenas no segundo evento de Spielberg em 2020 Oliveira contrariou isso ao vencer na KTM.

Mas a estrela da Yamaha, Fabio Quartararo, já acumulou cinco pole positions, já tem quatro vitórias em 2021 (duas em Doha, Portimão, Mugello e Assen) e lidera o segundo Johann Zarco por 34 pontos.

Ciabatti não está a subestimar a força do francês. “Ele é realmente rápido e consistente”.

Ciabatti, no entanto, salienta: “Mesmo que eu não me torne popular com esta declaração, tenho de mencionar que Fabio teve sorte por não ter levado uma bandeira negra no GP da Catalunha por causa do fecho aberto, mas ainda assim foi classificado em 6º lugar. As duas penas de tempo foram uma pena leve. Afinal, os comissários admitiram no dia seguinte à corrida que uma bandeira negra teria sido justificada”.

“Não quero queixar-me, mas no final o Fabio terminou em terceiro lugar e depois foi penalizado para o 6º lugar. Conseguiu dez pontos pelo 6º lugar, o que foi um bom resultado para ele nesse dia para o campeonato”, mantém Paolo Ciabatti. “Porque, com uma bandeira negra, teria ficado sem pontos. No entanto, também tem de se ter em mente que o Fabio também estava a lutar com Oliveira pela vitória em Montmeló, antes do problema com o fecho. Por isso, ele também foi muito competitivo lá, por isso é o nosso rival mais forte para o título do Campeonato do Mundo. Ele anda extremamente bem e a sua sensação com a Yamaha é basicamente excelente em todas as pistas”.

5 1 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x