MotoGP, 2021: Obituário, Henry Barczynski

Por a 10 Junho 2021 17:30

Fundador da empresa Gigawave e engenheiro de Radiofrequências, Barczynski desempenhou um enorme papel na forma como agora desfrutamos a MotoGP

Em 2007, a cobertura televisiva da MotoGP experimentou uma das mudanças mais significativas na história da Tecnologia de Radiofrequência: passou da cobertura analógica para a digital.

Este passo surpreendente permitiu um enorme salto na performance das câmaras transportadas a bordo das motos e da câmara portátil em geral, com cobertura total na maioria dos locais onde antes se pensava que era impossível.

As câmaras sem fios atingiram lugares ou áreas nunca antes vistas, com menor utilização de largura de banda, maior eficiência de vídeo e implantação técnica completamente diferente em locais como um circuito, que compreende mais de um milhão de metros quadrados.

Tudo isto e mais foi possível em MotoGP, e antes de muitos outras modalidades, graças a uma parceria estabelecida com um empresário chamado Henry Barczynski, fundador da Gigawave.

Este visionário engenheiro de Radiofrequência, inventor da antena mais pequena a transmitir vídeo e áudio no final dos anos 80, fez magia na MotoGP, elevando as imagens capturadas a bordo ao mais alto nível de qualidade.

Foi possível passar de duas a quatro câmaras por moto e da Definição Standard para a Alta Definição completa em 2009, antes de qualquer outro Campeonato no mundo do desporto, entre muitas outras colaborações de sucesso, graças ao envolvimento de Henry.

Infelizmente, Henry faleceu na segunda-feira. Estava reformado, e dedicava-se à jardinagem na sua casa em França. A sua paixão pela MotoGP e os seus esforços para dar vida a cada uma das ideias desde o início da relação com o Campeonato em 2002 merecem uma homenagem verdadeiramente sentida e um agradecimento sincero.

Portanto, obrigado a um grande engenheiro que nunca desistiu, à sua empresa, e à equipa que formou, vários dos quais ainda estão hoje em parceria com a MotoGP após quase 20 anos. Descanse em paz Henry, e muito obrigado por tudo o que trouxe à MotoGP

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Moto GP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x