MotoGP, 2021, Catalunha: 10 factos antes de Barcelona

Por a 5 Junho 2021 19:59

El Diablo e o Spartan: Quartararo iguala o recorde de Lorenzo, pois o francês é o primeiro piloto Yamaha a fazer cinco poles seguidas desde 2010. Aqui ficam umas estatísticas que vão tornar o GP de amanhã mais interessante…

Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy) continua a reinar ao sábado em MotoGP, uma vez que o líder do Campeonato do Mundo irá mais uma vez começar da pole. Antes do semáforo se apagar domingo no Gran Premi Monster Energy de Catalunya, mergulhem nas 10 estatísticas que emergiram da qualificação.

1. Quartararo qualificou-se na pole position pela quinta corrida consecutiva (estabelecendo um novo recorde na Catalunha) tornando-se o primeiro piloto a fazê-lo desde Marc Márquez (Honda Repsol Team) de Valência 2013 a Itália 2014 (sete seguidas). Esta é a sua 15ª pole position na categoria rainha, igualando as de Wayne Rainey.

2. Esta é a primeira vez que um piloto da Yamaha toma cinco poles consecutivas em MotoGP desde Jorge Lorenzo, em 2010.

3. Esta é a terceira pole position sucessiva de um piloto Yamaha na Catalunha em MotoGP, depois de Fabio Quartararo em 2019 e Franco Morbidelli em 2020. Esta é a 10ª pole position global da Yamaha na classe rainha da pista.

4. Depois de passar pela Q1, Jack Miller (Ducati Lenovo Team), que caiu na Q2, qualificou-se em segundo lugar como o melhor piloto da Ducati, o que é o seu melhor resultado de qualificação desde que também foi segundo em Valência no ano passado.

5. Miguel Oliveira (KTM Red Bull Factory Racing) qualificou-se em quarto lugar como o melhor piloto da KTM, o que é a melhor qualificação do piloto de Almada desde que esteve na pole position em Portugal no ano passado.

6. Maverick Viñales (Yamaha Monster Energy), terceiro mais rápido da Yamaha na qualificação, qualificou-se em sexto lugar para o seu melhor resultado de sábado desde França. O seu objetivo será subir ao pódio pela primeira vez em MotoGP no Circuito de Barcelona-Catalunya.

7. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) qualificou-se em nono lugar, que é a terceira vez até agora este ano, não partindo da frente das duas filas da grelha, juntamente com Portugal (quando terminou a corrida em segundo) e França (quando terminou em quarto lugar na corrida).

8. Valentino Rossi (Yamaha Petronas SRT), que é o piloto de maior sucesso nas corridas de GP na Catalunha com 10 vitórias, qualificou-se em 11º, o que é a sua melhor qualificação desde que foi nono em França no início deste ano, mas o seu segundo pior na Catalunha na categoria rainha depois de 2017, quando foi 13º na grelha.

9. Pol Espargaró (Honda Repsol Team), que também passou pela Q1 e caiu na Q2, qualificou-se no 12º lugar como o piloto Honda mais alto da grelha. Este é o segundo ano consecutivo em que não há nenhum piloto Honda entre os 10 primeiros da grelha na Catalunha.

10. Marc Márquez (Honda Repsol) não conseguiu entrar na Q2 pela terceira vez (juntamente com Itália 2015 e Espanha 2021) e qualificou-se no 13º lugar para o seu segundo pior resultado de qualificação do ano até agora, depois de Espanha, quando ficou em 14º.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x