MotoGP, 2021: Bradl reage ao cancelamento de Sepang

Por a 13 Janeiro 2021 15:01

O piloto de testes de MotoGP da Honda, Stefan Bradl, espera representar Marc Márquez nos testes de Fevereiro da equipa da Honda Repsol, se se vierem a realizar, com Portimão de novo uma possibilidade

“Não contem com o Márquez em Fevereiro”

Stefan Bradl tomou nota com alívio do cancelamento do teste de Sepang na Malásia.

Embora se saiba que a HRC, como as outras equipas, já enviou todo o material para Kuala Lumpur, também notou os números perturbadores de infeções na Ásia e agora poupa não só um voo de 12 horas para a Malásia, mas também a estadia de quase 14 dias na “bolha” do hotel Sama Sama no aeroporto.

“Sou um dos poucos pilotos que deveriam participar no teste inicial para as equipas de testes de MotoGP. Por isso, teria chegado a Kuala Lumpur no dia 12 de Fevereiro e só saía no dia 22”, disse o piloto de testes da Honda.

“É por isso que eu esperava, se pudesse ser feito de alguma forma, que o teste fosse realizado em vez disso em Jerez ou Portimão.”

Para o teste de Sepang, as equipas e o planeador tinham inicialmente fixado um prazo de decisão na primeira semana de Dezembro.

Os operadores do Circuito Internacional de Sepang estavam convencidos, na altura, de que o teste seria realizado em Fevereiro.

Mas quanto mais a data final de decisão chegou perto, a meados de Janeiro, mais instável a situação se tornou, com todas as restrições de viagem e regulamentos de quarentena.

Igualmente, devido ao pequeno número de voos internacionais, as fábricas japonesas estão a ter cada vez mais dificuldade em encontrar capacidade de carga suficiente para envios urgentes de materiais.

A promotora do Campeonato do Mundo Dorna Sports e a associação de equipas IRTA tinham acordado um protocolo mais rigoroso para Sepang: teste de PCR negativo antes da partida, novo teste à chegada a Kuala Lumpur, seguido de quarentena no hotel do aeroporto Sama Sama até que um resultado negativo estivesse disponível.

Todas as equipas teriam de viver numa bolha durante a sua estadia, e autocarros de transporte seriam utilizados para transporte para o paddock para evitar fugas não autorizadas da bolha entre os membros das equipas.

Uma vez que Marc Márquez não deverá ser capaz de testar em Fevereiro, Stefan Bradl espera testar a Honda RC213V durante os seis dias no teste IRTA, que foi agora transferido para a Europa.

“Espero fazer o teste oficial como substituto do Marc na Repsol”, acrescenta o Bávaro, de 31 anos.

Bradl viajará para Jerez na próxima segunda-feira para testar, como no ano anterior, na terça e quarta-feira, juntamente com as equipas do Campeonato do Mundo de Superbike, no Circuito de Jerez.

“Hoje, até a viagem a Espanha é difícil, porque também tenho que mostrar um teste de PCR negativo antes da partida, que pode ter um máximo de 72 horas antes da chegada. Uma vez que voo ao meio-dia de segunda-feira de Munique, agora tenho de encontrar uma oportunidade de teste para sexta-feira à tarde ou mais tarde noutro lugar. Num voo para a Malásia, isto teria sido ainda mais caro, porque terias de fazer um teste à chegada.”

Bradl, sétimo classificado do GP de Portugal, ainda não sabe que novo material a equipa de testes da HRC vai trazer a Jerez.

Como se sabe, o desenvolvimento do motor está congelado desde Março de 2020 até ao final da temporada de 2021. Mas são permitidos trabalhos de configuração, atualizações de chassis, uma configuração electrónica melhorada ou novos componentes de suspensão como garfo e braço oscilante.

“A nossa equipa de testes da HRC e a equipa da Repsol estão sediadas em Barcelona. Portanto, não são apenas todos os camiões, mas também a decoração da boxe, as caixas de ferramentas e assim por diante”, diz Bradl. “Tanto quanto sei, este material já está a caminho da Malásia. E como eu disse, as motos que vêm do Japão também estão a caminho de Sepang.”

“Não tenho nenhuma informação oficial da HRC até agora que Marc Márquez vá faltar aos testes de Fevereiro”, diz Bradl. “É a minha avaliação privada, o que me diz o meu senso comum, mas não contem muito com ele!”

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x