MotoGP, 2021: As marcas em 2021, 6: A Aprilia

Por a 5 Março 2021 18:00

Finalmente apresentada ontem, podemos verificar que a Aprilia RS-GP de 2021 é de facto substancialmente diferente da moto que substituiu

Aparte o que se vê na moto, Romano Albesiano já declarou que o grupo térmico com pistões e cilindros novos, também teve modificações consideráveis

Logo à partida o quadro tem dois pontos de montagem adicionais claramente visíveis, que suportam a unidade da cauda que também se divide agora lateralmente de uma forma diferente da anterior, possivelmente para dar acesso às eletrónicas que são guardadas nessa zona da carenagem.

A mudança mais evidente é na secção frontal, onde a admissão de ar foi prolongada para baixo em curva, com certeza para maximizar a pressão da grande conduta de admissão central.

As próprias aletas dianteiras curvam mais para baixo, parecendo descer quase até à linha do guarda-lamas dianteiro, que continua a ostentar aquela grande quilha de carbono que visa aquecer os discos.

Outra grande diferença visível é a adoção do braço oscilante em carbono, que já fora experimentado o ano passado, e com certeza exigiu, ou vai exigir, extensos ajustes a toda a distribuição de peso de moto, em particular ao atuar sobre o peso não suspenso em parte.

Vê-se também que houve modificações ao silenciadores provavelmente no diâmetro dos tubos e comprimento total do escape, procurando potenciar as novas peças do motor.

Aparte o que se vê na moto, Romano Albesiano já declarou que o grupo térmico com pistões e cilindros novos, também teve modificações consideráveis e portanto poderíamos provavelmente esperar uma RS GP mais potente e mais rápida, duas coisas que a marca buscava há algum tempo.

Outra, que está em evidência na carenagem, é a procura de carregar mais a moto contra o solo para melhorar a tração, um dos problemas que fazia com que num treino curto ou numa volta isolada por vezes Aleix Espargaró brilhasse, mas depois ao longo da distância de corrida, fosse gradualmente perdendo terreno para o grupo da frente.

O facto que Aleix Espargaró continua a ser o piloto de ponta responsável por grande parte dos resultados não vai ajudar as coisas.

Era bom que Espargaró contasse com alguma ajuda em desenvolvimento do segundo piloto mas pela diferença de andamento evidenciada por Savadori até agora isso provavelmente não vai acontecer tão cedo…

De qualquer modo, com as motos a evoluir agora mesmo na pista de Losail no Qatar em breve saberemos até que ponto é que a Aprilia está a apanhar as outras no pelotão…

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x