O líder do Campeonato do Mundo de Moto3, José Antonio Rueda, conquistou a sua quinta pole position na qualificação em Assen, enquanto o seu companheiro de equipa, Álvaro Carpe, garantiu o triunfo total para a equipa Red Bull KTM Ajo.
Maximo Quiles, Ryusei Yamanaka, Taiyo Furusato e Alvaro Carpe, avançaram do Q1 na tarde de sábado, para o Q2, onde enfrentaram os 14 primeiros colocados da classificação.
Após duas voltas, Carpe estabeleceu o primeiro melhor tempo notável com um tempo de 1:39.798 min, colocando-se mais de três décimos de segundo à frente de David Almansa, Quiles e do jovem Guido Pini. Na segunda parte da sessão, José Rueda assumiu a liderança com o tempo de 1:39.757 minutos; ninguém mais conseguiu igualar o tempo do líder do Campeonato do Mundo. O espanhol largará da pole position pela quinta vez no Grande Prémio de domingo, acompanhado pelo seu companheiro de equipa na Red Bull KTM, Carpe, e pelo piloto mais rápido da Honda, David Almansa.
Pini sofreu um acidente a dois minutos do fim, mas ainda assim garantiu a sétima posição no grid. Joel Kelso e Dennis Foggia dividiram a terceira fila do grid ao lado do jovem italiano. O seu companheiro de equipa, Munoz,, ficou em 14º lugar, enquanto Angel Piqueras terminou apenas em 16º.

















