Moto3 alcança 100ª corrida em Silverstone

Por a 24 Agosto 2017 13:08

Introduzida no ano  de 2012 para substituir a antiga classe de 125cc, a categoria de Moto3 – a mais baixa do Mundial de MotoGP, atingirá este fim de semana no Grande Prémio da Grã-Bretanha em Silverstone a sua corrida número 100.

Um marco histórico na categoria das 250 a quatro tempos, que ao longo dos últimos anos tem proporcionado grandes batalhas em pista. O primeiro Grande Prémio desta nova categoria decorreu no Qatar, mais concretamente no circuito de Losali, e teve como vencedor Maverick Viñales.

De então para cá mais 23 pilotos subiram ao degrau mais alto do pódio, sendo que Jakub Kornfeil é o único homem que participou nas 99 corridas anteriores.

O piloto com mais triunfos em Moto3 é o malogrado Luis Salom com nove vitórias e é secundado por Maverick Viñales, Álex Rins, Danny Kent, Romano Fenati e Joan Mir, todos eles com oito triunfos.

Miguel Oliveira também faz parte dos registos desta categoria, pois conseguiu averbar seis triunfos, 13 pódios, duas poles e seis voltas mais rápidas em corrida entre 2012 e 2015. Portugal é aliás um dos 10 países que já conseguiu vencer um Grande Prémio de Moto3.

Destaque também para a KTM que é neste momento a marca com mais vitórias, 54, enquanto no segundo lugar está a Honda com 42 triunfos. A indiana Mahindra, que irá sair do Mundial no final do ano, também figura nesta lista com três triunfos, todos eles obtidos o ano passado.

Por último palavra para Sandro Cortese, Maverick Viñales, Álex Márquez, Danny Kent e Brad Binder que são até ao momento os pilotos que já foram campeões do mundo desta categoria. Será Joan Mir, atual líder do campeonato, o próximo nome a entrar neste restrito lote?

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Moto GP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x