Segunda pole position consecutiva para Moreira. Arenas e Ramirez completam a primeira fila.
Diogo Moreira conquista a sua segunda pole consecutiva na Moto2 e, para o Grande Prémio de Mugello, também largará da melhor posição da grelha. Um tempo definido antes de um contacto (a dinâmica não foi vista) com Salac e Ramirez: após as verificações dos comissários, nenhuma medida foi tomada, então tudo está confirmado.
O Q1 contou com nomes surpresa, sobretudo o do vencedor do último GP, Deniz Oncu. Uma sessão bastante animada para garantir as quatro vagas disponíveis para a próxima etapa, sem necessidade de emoções fortes. De fato, o relatório mostra um acidente gravíssimo em Correntaio , com Van den Goorbergh (na lateral) e Atiratphuvapat (que não consegue desviar da moto): felizmente, eles sozinhos, ambos ilesos. Joe Roberts lidera a classificação, à frente de Deniz Oncu, do estreante David Alonso e de Ayumu Sasaki.
Com a lista de 18 pilotos para a sessão do Q2, o ataque ao primeiro lugar do grelha começa. Uma sessão bastante agitada, com até uma confusão nos minutos finais. Salac leva a pior em Correntaio, levanta-se e vemos o checo de punhos no ar, não se sabe para quem: a dinâmica não é clara , mas Moreira regressa ao box com um escape torto e Ramirez também parece estar envolvido. O acidente é avaliado pelos Comissários, mas não há consequências. Segue-se um highside violento para Baltus na mesma curva (ele parece estar com muitas dores e irá ao Centro Médico para exames), enquanto no topo ninguém desaloja Diogo Moreira da primeira posição. Pela segunda vez consecutiva, ele é o autor da pole position!