MOTO GP – Power Control

Por a 22 Julho 2017 10:38

As motos de MotoGP estão cheias de electrónica pois esta é a única forma de controlar e gerir a potência que estas motos desenvolvem. No entanto o piloto é também obrigado a gerir parte do seu desempenho e, em função do estilo de condução e da própria pista, ajustar a electrónica da sua moto. Situações como a velocidade limitada a 60Kmh no pit lane, ou ajuda no arranque e mesmo conseguir gerir os consumos da moto para garantir que chega ao final são uma realidade que faz parte de uma boa gestão de pilotagem em pista.

Para tal existem uma série de botões colocados nos punhos que permitem fazer diferentes ajustes. A Honda por exemplo usa 3 botões no lado esquerdo e a Suzuki e a Yamaha adoptam soluções distintas. Neste caso vemos na imagem os botões que monta a Ducati Desmosedici, todos do lado esquerdo e que se caracterizam pelas suas diferentes cores. No vídeo que incluímos, Scott Redding explica para o que é que cada um serve e como os utiliza.

SUZUKI MOTOGP

Botões de Potência Consumo e Travão de Motor

O botão ENCARNADO, que por vezes inclui as iniciais PW de Power, é o que como o nome indica, altera os mapas de motor e potência da moto. Scott Redding a forma que se pode ir mudando de A, B e C e para além dos anteriores existe um modo específico para chuva.

O botão AMARELO por vezes com a designação FUE ( de Fuel, gasolina ) tem a função de controlar o consumo do motor. Tem também opções A, B, e C que cada uma controla o consumo e influi logicamente sobre o comportamento e potência do motor. Redding explica que podes jogar com a combinação dos dois botões, encarnado e amarelo, conforme os circuitos, e poderes ter mais potência e menos consumo ou vice-versa.

O último botão que se utiliza durante a corrida é o VERDE e que muitas vezes tem escrito EB, Engine Brake, Travão de Motor função muito útil para se obter maior controle de entrada em curva. Também este tem três níveis, A, B e C. Redding afirma que normalmente o coloca na posição A para o arranque e primeiras voltas, depois B para quando o pneu traseiro começa a perder aderência e C quando já está no limite.

 

Botões de Arranque e Pit-Lane

O botão AZUL tem normalmente escrito LC, de Launch Control, e utiliza-se apenas no início da corrida no arranque. A intervenção que tem é ao nível das rotações do motor de forma que possas arrancar a fundo, gerindo em simultâneo o control de tração e a função anti cavalinho para que a moto saia rápido sem perder aderência nem levantar a roda da frente.

Com a moto parada na grelha de partida então carrega-se no botão AZUL, refere Redding, e depois de arrancarmos há que carregar de novo para o desligar. Desta forma a moto sairá mais controlada e o arranque será mais efectivo.

Finalmente está o botão BRANCO marcado com a sigla PIT que como o nome indica serve para garantir que quando se entra no Pit-Lane se cumpre rigorosamente o limite de velocidade de 60 Kmh evitando assim penalizações.

Existe ainda um último botão que se encontra num local distinto para evitar confusão ou algum toque inadvertido, que é o botão NEGRO, com a marcação de OFF e que serve para desligar a moto, realidade que apenas se utiliza em Boxe ou numa eventual caída.

Assista agora à explicação de Scott Redding sobre como ele utiliza em pista os diversos botões:


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x