Acosta encontrou-se na liderança após o Grande Prémio inaugural da Tailândia, uma posição que manteve apenas até ao Brasil. O comando foi-lhe retirado por Bezzecchi, que o conservou durante oito Grandes Prémios, até à Holanda. Depois, o testemunho passou para o seu companheiro de equipa Jorge Martín, que em Misano foi alcançado por Marc Márquez (empatados em pontos, mas com Marc na frente devido ao maior número de vitórias). Finalmente, Jorge recuperou a liderança na Áustria.
Não se pode dizer que 2026 tenha tido um dominador claro. Ou melhor, Bezzecchi chegou a sê-lo, mas acabou por deitar tudo a perder ao misturar alguma falta de sorte com vários erros evitáveis. Assim, a reta final do campeonato promete ser mais equilibrada e imprevisível do que nunca.
A Aprilia pareceu ter algo mais do que a Ducati nas últimas corridas, mas a partir daqui é difícil fazer previsões. Os últimos sete Grandes Prémios serão disputados ao longo de nove semanas, a um ritmo muito intenso, e até uma pequena lesão poderá fazer a diferença. Sem contar com as condições meteorológicas, que poderão desempenhar um papel decisivo, já a começar este fim de semana, uma vez que a chuva não está excluída em Motegi.
Martín e Márquez têm a experiência do seu lado. Ambos já demonstraram que sabem e conseguem conquistar títulos de MotoGP e, no caso de Marc, por mais do que uma vez. Bezzecchi tem a oportunidade da sua vida e terá de aprender com os erros cometidos para não os repetir. Acosta é o outsider por excelência, aquele que nada tem a perder e que poderá inclinar a balança para um lado ou para o outro.
















