Daytona passa a contar para os Pontos do Campeonato

Nove etapas, 20 corridas de Superbike e o regresso da Daytona 200 como uma corrida com pontuação, são os destaques da temporada que marca o 50º aniversário da AMA Superbike Racing. A MotoAmerica divulgou o seu calendário para 2026 e, embora o número de etapas e as suas localizações não variem muito em relação a este ano, há uma mudança notável no calendário.
A partir do próximo ano, a mítica corrida das 200 Milhas de Daytona será a etapa de abertura da categoria Supersport, o que significa que os pontos do campeonato serão novamente atribuídos após vários anos como uma corrida independente.
O Campeonato MotoAmerica de Superbike de 2026, com nove etapas e 20 corridas, que terá início em meados de abril em Road Atlanta e terminará no final de setembro no New Jersey Motorsports Park.
O campeonato de 2026 marcará também o 50º aniversário da primeira corrida oficial da AMA Superbike, realizada na Daytona International Speedway em março de 1976.
Nesse ano, Steve McLaughlin venceu as 200 Milhas, mas foi o seu colega Reg Pridmore que venceu o Campeonato de Superbike numa BMW R90S.
8 classes, incluíndo uma para senhoras
Todas as nove rondas do próximo ano contarão com as principais categorias Superbike e Supersport, com as Superbikes novamente agendadas para duas rondas triplas – em VIRginia International Raceway e no New Jersey Motorsports Park.
Para além da Superbike e das categorias Superbike Cup e Supersport recentemente analisadas, o campeonato contará com cinco categorias adicionais em etapas selecionadas – Mission King Of The Baggers, Parts Unlimited Talent Cup By Motul, Twins Cup, Mission Super Hooligan National Championship e Royal Enfield Build.Train.Race.

A série Motovation Supersport de 2026 será composta por 19 corridas, uma vez que a 84ª edição da Daytona 200 será a etapa de abertura do campeonato, de 5 a 7 de março, em Daytona Beach, Florida, trazendo ainda mais importância à já prestigiada Daytona 200.
Nos quatro anos desde que a MotoAmerica assumiu a organização da “Grande Corrida Americana de Motociclismo”, a 200 tem sido uma corrida independente e não uma etapa do Campeonato de Supersport.
A pontuação do campeonato para a Daytona 200 não é novidade, uma vez que durante a maior parte dos seus anos foi a corrida de abertura do Campeonato AMA.
A segunda temporada da Parts Unlimited Talent Cup By Motul verá a classe ultra-competitiva correr 16 vezes, com os pilotos mais jovens da série prontos para competir em todas as etapas de Superbike, exceto Road America e Mid-Ohio Sports Car Course.

Talent Cup acompanha MotoGP no COTA
Os pilotos da Talent Cup terão novamente a oportunidade de mostrar as suas capacidades ao mundo, com a série a começar no Circuit of The Americas durante o fim de semana de MotoGP no Texas, de 27 a 29 de março.
A Mission King of the Baggers correrá 14 vezes no próximo ano, com rondas duplas em Daytona International Speedway, Road Atlanta, Road America, WeatherTech Raceway Laguna Seca, Mid-Ohio Sports Car Course, Circuit of The Americas e New Jersey Motorsports Park.
O Mission Super Hooligan juntar-se-á aos Baggers em seis etapas – Daytona, Barber, Ridge Motorsports Park, Laguna Seca, Mid-Ohio e VIR.
A sempre popular SC-Project Twins Cup disputará 14 etapas e iniciará a sua temporada em Daytona com mais seis etapas em Road Atlanta, Barber, Road America, Mid-Ohio, VIR e NJMP. As senhoras da Royal Enfield Build.Train.Race série terão novamente um campeonato de oito provas, com o seu calendário previsto para ser divulgado em breve.
A última corrida da época 2025 disputa-se este fim de semana em New Jersey.


















