José Antonio Rueda foi penalizado da pole até ao final da grelha, mas ainda assim foi o vencedor da corrida de Moto3 em Silverstone. O espanhol fez uma recuperação incrível de 25 posições!
Pela primeira vez, a Moto3 começou depois da MotoGP e foi, portanto, o evento final espetacular do GP da Grã-Bretanha. O motivo para isso é uma programação favorável aos fãs, com o GP de Fórmula 1 no Mónaco, que começou logo após o término da corrida de MotoGP. Para os espectadores presentes, valeu a pena ficar a ver a Moto3.
Na largada, Carpe (largou da pole) fez uma boa largada e garantiu a liderança, com Piqueras atrás dele. Depois veio Almansa, que largou em 3º lugar e, no início da corrida, conquistou primeiro o 2º lugar e depois a liderança! Na segunda volta Máximo Quiles avançou com força. Perdedor na largada, Angel Piqueras, que perdeu cinco posições e agora estava em sétimo.

Houve muitas mudanças na frente nas voltas iniciais e, na quarta volta, Joel Kelso já havia melhorado a posição – mas foi uma verdadeira decepção! Caiu na volta 4 e foi eliminado! E o caos continuou: David Munoz e Lunetta colidiram na curva 7. A moto de Munoz foi arremessada para o alto, e um resíduo de combustível na pista chegou a pegar fogo por um curto período. Lunetta mais tarde recebeu uma penalização de volta longa.
Novo líder após duas cenas críticas e uma bandeira amarela, Quiles, seguido por Almansa que ultrapassou a liderança na volta 8. O penalizado Rueda subiu da última posição para uma respeitável 5ª posição na volta 9, atrás do piloto da Intact, Guido Pini, em 6º lugar. Rueda continuou a avançar: apenas uma volta depois já estava em terceiro lugar e, portanto, no pódio.
A quatro voltas do final, Rueda subitamente assumiu a liderança de Almansa, apenas quatro décimos atrás — e então brevemente na liderança na volta 10, antes de Quiles voltar à frente — e Rueda então avançou novamente uma volta depois. Que corrida do piloto da KTM Rueda! Pouco antes do final, Quiles quase desafiou Rueda pela vitória, chegando muito perto e até mesmo ultrapassando-o por um curto período – mas na linha de chegada, Rueda tinha uma ligeira vantagem. Que conquista!
Angel Piqueras caiu na última volta, o que permitiu a Rueda distanciar-se ainda mais no Campeonato do Mundo de Moto3.

















