WSBK, Misano, Corrida 2: Bautista faz novo hat-trick, Toprak segundo, Rinaldi cai

Por a 4 Junho 2023 17:30

Na ronda caseira da Ducati em Emilia Romagna, o campeão do mundo Álvaro Bautista fez mais um hat-trick tranquilo, terminando a Corrida 2 de Superbike, com uma vantagem de 8.446s sobre Toprak Razagatliogu. Michael Rinaldi caiu quando lutava com a estrela turca, deixando caminho livre para Axel Bassani completar o pódio.

Houve lutas para cima e para baixo na Corrida 2 de Superbike que hoje se disputou no Circuito Mundial de Misano “Marco Simoncelli” em Emilia Romagna. Depois da corrida da dramática Superpole, a grelha de partida mudou apenas ligeiramente nas primeiras posições. Álvaro Bautista (Ducati), Toprak Razgatlioglu (Yamaha) e Michael Rinaldi (Ducati) ocuparam a primeira linha, com Axel Bassani (Ducati), Jonathan Rea (Kawasaki) e Alex Lowes (Kawasaki) à espreita na linha 2 de partida. Após a queda na corrida da Superpole, Dominique Aegerter teve de largar do 11º lugar e o piloto da Honda Iker Lecuona que também caiu na Superpole não alinhou.

Filme da corrida

Quando o semáforo se desligou Razgatlioglu foi o primeiro na curva 1, mas na segunda volta Bautista assumiu o comando, estabeleceu tempos de volta rápidos e foi-se embora. A partir daí, Razgatlioglu e Rinaldi lutaram pelo segundo lugar. Na volta 16, o duelo foi decidido quando o piloto da Ducati travou mal, tocou na roda traseira da Yamaha e caiu. O terceiro lugar no pódio foi herdado por Axel Bassani – o inimigo íntimo do piloto de fábrica da Ducati. Jonathan Rea cruzou a linha de chegada na quarta posição, mas 20 segundos atrás do vencedor. O norte-irlandês lutou durante muito tempo com o estreante da Ducati Bassani, mas no último terço da corrida o piloto da Kawasaki já não conseguiu opor-se ao italiano. A melhor Honda foi uma vez mais a de Xavi Vierge qie levou para casa um quinto lugar. Sendo verdade que o espanhol beneficiou dos abandonos de Rinaldi e Lowes, não deixa de parecer que a CBR1000RR-R tenha avançado para melhor com o novo braço oscilante. O sexto lugar foi muito disputado, bem defendido até finalpor Andrea Locatelli (Yamaha) à frente de Danilo Petrucci (7º/Ducati), Garrett Gerloff (8º/BMW) e Philipp Öttl (9º/Ducati). Apesar da queda da manhã na  Superpole Race que o levou a ‘visitar’ o centro médico do circuito, Remy Gardner concluiu a corrida na décima posição, um lugar à frente do companheiro Dominique Aegerter que  também esteve envolvido em várias batalhas de posição. Após 21 voltas, o suíço cruzou a linha de chegada na décima primeira posição. Aegerter tinha uma vantagem de nove segundos sobre Loris Baz (Bonovo Action BMW), que conquistou o 12º lugar apesar de ter largado do final da grelha. Na volta de apresentação, Baz teve um problema técnico com sua M1000RR, e conseguiu trazê-la de volta aos boxes.

Muitos desistentes

Tito Rabat (Kawasaki Puccetti Racing) foi o primeiro a abandonar a corrida quando teve um problema técnico na primeira volta. Na volta 3, Ryo Mizuno (PETRONAS MIE Racing Honda Team) saiu da corrida na curva 4. Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) estava entre os seis primeiros durante o primeiro terço da corrida, mas uma queda na curva 4 colocou-o fora da corrida. Lorenzo Baldassarri (GMT94 Yamaha) desistiu após uma queda na chicane da Curva 1-2 quando lutava por uma boa posição de pontos, enquanto Bradley Ray (Yamaha Motoxracing WorldSBK Team) entrou com a sua moto nos boxes no final da volta 19. Gabriele Rui ( Bmax Racing) não correu na Corrida 2 tal como Iker Lecuona depois do incidente com Petrucci na Superpole Race que levou a amostragem da bandeira vermelha. Com mais 3 triunfos este fim de semana, Alvaro Bautista mantém uma liderança tranquila no campeonato, com 86 pontos de vantagem sobre Toprak Razgatilioglu. Seguem-se Andrea Locatelli, Jonathan Rea e Axel Bassani.

Top 6 SBK – Corrida 2 Misano

1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +8.446s

3. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +18.368s

4. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +20.174s

5. Xavi Vierge (Equipe HRC) +22.344s

6. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +23.307s

Volta mais rápida: Álvaro Bautista, Ducati – 1m33,936s

Campeonato WorldSBK (após Emilia Romagna)

1 Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 298 pontos

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 212

3. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 150

4. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 129

5. Axel Bassani (Motocorsa Racing) 126

6. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) 99

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x