Uma mudança no clima baralhou as contas para a corrida Superpole do Campeonato do Mundo de Superbike de 2025 em Assen. O campeão mundial Toprak Razgatlioglu (BMW) conquistou a sua primeira vitória no molhado. Nicolò Bulega (Ducati) abandonou com problemas técnicos.
Ao contrário de sábado, a corrida da Superpole no Circuito TT em Assen, não ocorreu nas condições primaveris, mas em temperaturas amenas e numa pista molhada. No warm-up matinal, Nicolò Bulega (Ducati) marcou o tempo mais rápido, enquanto o campeão mundial Toprak Razgatlioglu (BMW) não participou. As condições foram uma grande oportunidade para os pilotos que normalmente não são encontrados nas posições da frente.
A grelha de partida para o sprint de 10 voltas foi o mesmo da primeira corrida, ou seja com Sam Lowes (Ducati), Nicolò Bulega (Ducati) e Toprak Razgatlioglu (BMW) na primeira fila. Axel Bassani (Bimota), Álvaro Bautista (Ducati) e Andrea Locatelli (Yamaha) largaram na 2ª fila.
Nicolo Bulega venceu o holeshot, mas Razgatlioglu assumiu o controle na 2ª volta. O piloto da BMW estabeleceu os tempos de volta mais rápidos e venceu de forma convincente na pista molhada. É a primeira vitória do turco numa corrida na chuva!
O segundo lugar parecia garantido para Bulega, mas Sam Lowes ficou mais forte a cada volta e lutou para ultrapassar Bautista, alcançando com folga o líder do campeonato. Entretanto, antes que a batalha por posição pudesse começar, Bulega abandonou com um problema técnico. Sam Lowes, o piloto da MarcVDS, terminou em segundo, e o piloto de fábrica Alvaro Bautista em terceiro.
Locatelli e Michael van der Mark (BMW) lutaram pelo quarto lugar, mas este último não conseguiu passar o piloto da Yamaha e teve que se contentar com o quinto lugar. O melhor piloto da Honda foi Tarran Mackenzie da equipa clienta Petronas MIE que terminou num sensacional 9º lugar. Isso significa que o inglês sobe significativamente no grid de largada para a segunda corrida.
A investida de Aegerter deu resultado tarde demais: na última volta, o suíço fez de longe a volta mais rápida da corrida, em 1:42.697 min — quase três segundos mais rápido que Razgatlioglu —, mas, na 17ª posição, as posições de pontos estavam muito distantes.
Resultado da Superpole Race: 1. Toprak Razgatlioglu (BMW); 2. Sam Lowes (Ducati) + 3,798 segundos; 3. Álvaro Bautista (Ducati) + 6.865; 4. Andrea Locatelli (Yamaha) + 9.907; 5. Michael vd Mark (BMW) + 10.147; 6. Scott Redding (Ducati) + 11.621; 7. Remy Gardner (Yamaha) + 12.093; 8. Yari Montella (Ducati) + 13.099; 9. Tarran Mackenzie (Honda) + 14.860; 10. Ryan Vickers (Ducati) + 16.834; etc.