Mais história foi feita nas corridas do TT da Ilha de Man na tarde de terça-feira, com Michael Dunlop a vencer a corrida Supertwin, conquistando a sua 31ª vitória no TT e o seu 48º pódio – este último quebrando o recorde de 47, anteriormente detido pelo ex-companheiro de equipa John McGuinness.
Da moto Superstock para a Supertwin, os pilotos têm pouco mais de uma hora para se preparar para a próxima corrida. Mas isso também significa que precisam se adaptar, já que as motos são consideravelmente mais lentas do que os modelos de 1000 cc. Os pontos de travagem também são significativamente diferentes. Como são apenas duas voltas, tudo precisa ser misturado desde o primeiro metro. No ano passado, Michael Dunlop venceu as duas corridas com a sua Paton. O norte-irlandês também provou ser o piloto mais rápido nos treinos. Se sua moto sobreviver à distância da corrida, o agora 30 vezes vencedor do TT será difícil de superar.
Dunlop estabeleceu a volta mais rápida de 196,210 km/h na sua MD Racing Paton para derrotar o piloto de Manx Michael Evans (Dafabet Racing Kawasaki) por 22,6 segundos, com Rob Hodson (SMT Racing Paton) em terceiro. Para Evans e Hodson, isto marcou os seus primeiros pódios no TT.

As estradas molhadas da manhã fizeram com que a corrida fosse adiada para as 19h45 e reduzida de três para duas voltas. Embora Paul Jordan (Jackson Racing com motor Prosper2 Aprilia) tenha liderado a grelha na primeira posição, foi Dunlop quem liderou na curva para a esquerda em Glen Helen na primeira volta. A sua vantagem sobre Evans era de 2,2 segundos, com Mike Browne (KMR/Jack Reid Cars Kawasaki) a apenas 0,6 segundos de distância, em terceiro. Davey Todd (Milenco by Padgett’s Paton), Stefano Bonetti (VAS Engine Racing Paton) e Hodson ocuparam o quarto e sexto lugares nas fases iniciais, com os dois últimos a empatarem o tempo após os primeiros nove quilómetros. Browne, no entanto, abandonou pouco depois na curva Douglas Road, em Kirk Michael.
Em Ballaugh Bridge, Dunlop mais do que duplicou a sua vantagem para 5,9 segundos, e em Ramsey, no norte da ilha, a diferença aumentou ainda mais para 9,3 segundos — o norte-irlandês estava agora perto de Evans na estrada. Todd manteve a terceira posição, a apenas 2,7 segundos de Evans, mas apenas um segundo à frente de Hodson, enquanto Dominic Herbertson (Melbray Racing Paton) e Bonetti terminaram em quinto e sexto, respetivamente.

Dunlop ultrapassou Evans na primeira subida da montanha, com o corredor de Manx imediatamente atrás. Uma volta inicial de 196,24 km/h deu a Dunlop uma vantagem de 10,7 segundos sobre Evans (194,54 km/h). Todd (192,54 km/h) manteve-se em terceiro, à frente de Hodson (192,54 km/h), com uma diferença de apenas 1,4 segundos, seguido por Jordan (192,54 km/h) e Herbertson (192,54 km/h). Mais atrás, Bonetti terminou em sétimo, à frente de Adam McLean (Flitwick Motorcycles/SMV Yamaha), Barry Furber (DC Motorcycles Newtown Yamaha) e Michael Rutter (Bathams AJN Racing Yamaha).
Dunlop, lenta mas seguramente, quebrou a vantagem para Evans, estendendo a sua liderança para 13,6 segundos em Glen Helen pela segunda e última vez. Mais atrás, Hodson tinha assumido a terceira posição, à custa de Todd – apenas 0,7 segundos os separavam após quase 80 quilómetros de corrida. Em Ballaugh, a vantagem de Hodson tinha aumentado para 3,2 segundos, e continuou a crescer à medida que Todd perdia tempo na última volta.
Na frente, Dunlop continuou a ampliar a sua liderança a cada setor de ultrapassagem – 17,9 segundos em Ramsey – e uma segunda volta a 196,210 km/h garantiu a sua 31ª vitória no TT. A sua margem de vitória sobre Evans (195,210 km/h) foi de 22,6 segundos, com o piloto local a garantir um brilhante segundo lugar no seu 32º aniversário.
Resultado, Supertwin TT: 1. Michael Dunlop (GB), Paton, 2 voltas. 2. Michael Evans (GBM), Kawasaki, 19,798 seg. 3. Rob Hodson (GB), Paton, +34,717 seg. 4. Paul Jordan (GB), Aprilia. 5. Davey Todd (GB), Paton. 6. Dominic Herbertson (GB), Paton. 7. Adam McLean (GB), Kawasaki. 8. Stefano Bonetti (I), Paton. 9. Buz Furber (GB), Yamaha. 10. Michael Rutter (GB), Yamaha. Também: 16. Michal Dokoupil (CZ), Aprilia.
















