O brasileiro Humberto Maier (Yamaha R3) vai partir da pole pela primeira vez desde a Catalunha em 2023. Logo atrás dele, ficaram os espanhóis David Salvador e Julio Garcia com as Kawasaki Ninja 400. O português Tomás Alonso que faz a sua estreia em Most vai partir da 27ª posição.
Humberto Maier (Yamaha AD78 FIMLA by MS Racing) conquistou a pole position para a Corrida 1 do Campeonato do Mundo FIM Supersport 300 deste sábado, depois de liderar a tabela de tempos na sessão Tissot Superpole de sexta-feira. Esta marca a sua primeira pole desde 2023. A juntar-se a ele na primeira linha estarão os pilotos da Kawasaki Ninja 400 Julio Garcia (Prodina Kawasaki Italka Racing) e Daniel Mogeda (Pons Motosport Italika Racing). Notavelmente, Jeffrey Buis (Freudenberg KTM-Paligo Racing) não ficou entre os 10 primeiros, ficando em 11º na sessão.
As condições húmidas da manhã já se tinham dissipado quando os pilotos do WorldSSP300 entraram na pista, elevando as temperaturas da pista um pouco acima das temperaturas vistas anteriormente na sexta-feira. Maier esteve entre as primeiras posições durante toda a sessão e terminou com o melhor tempo de 1’46,325s. David Salvador terminou em segundo mais rápido, mas depois de receber uma penalização por pilotar cinco ou mais setores em marcha lenta pelos comissários da FIM do WorldSBK, será forçado a partir do final da grelha. O tempo de Salvador de 1’46.347s foi apenas 0.022s mais lento que Maier, no entanto com o seu castigo, Julio Garcia fica em P2 com um tempo de 1’46.418s e Daniel Mogeda vai partir em P3.
