SSP 300: Ana Carrasco, a primeira mulher campeã do mundo individual FIM

Por a 1 Outubro 2018 14:30

A piloto espanhola continua a fazer história na competição destinada às duas rodas. O ano passado no Autódromo Internacional do Algarve ao vencer a corrida do Mundial de Supersport 300 em solo luso tornou-se na primeira piloto do género feminino a vencer uma corrida individual de velocidade de uma competição tutelada pela Federação Internacional de Motociclismo.

Pouco mais de um ano depois, Ana Carrasco escreveu mais uma página de ouro e imortalizou o seu nome no desporto espanhol e no desporto motorizado. Aos 21 anos sagrou-se campeã do mundo de Supersport 300 o que permitiu ser a primeira piloto a conquistar um título mundial de velocidade individual numa competição debaixo da égide da FIM. O palco da conquista foi o circuito francês de Magny-Cours que acolheu a oitava e última ronda do ano.

Um momento de afirmação do género feminino no confronto com o género masculino. Para conseguir tal conquista, a piloto de Murcia teve ainda de sofrer, pois apenas um ponto separou os dois primeiros do campeonato. Carrasco foi apenas 13ª na corrida final, enquanto o rival e compatriota Mika Perez foi segundo atrás do vencedor e também espanhol Daniel Valle.

Sofrer a bom sofrer, mas a seguir chegou a saborosa recompensa para a piloto que esteve aos comandos de uma Kawasaki e que esta época venceu duas rondas, Misano e Donington Park. Um triunfo que foi dedicado ao malogrado e compatriota Luis Salom, piloto de Moto2 que desapareceu após um acidente nos treinos livres do Grande Prémio da Catalunha de 2016. Curiosamente o primo de Luis, David também ele antigo piloto, é o chefe de equipa de Ana Carrasco, que de há muito mantém uma forte ligação à família Salom.

Ana Carrasco é a segunda campeã do Mundial de Supersport 300 e sucede ao espanhol Marc García, piloto que este ano compete pela equipa de Max Biaggi no FIM CEV Mundial de Moto3 Júnior.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Velocidade
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png