SBK: Mundial com grelha invertida em 2017

Por a 24 Janeiro 2017 10:25

É uma das principais novidades do Mundial de Superbikes para a próxima temporada que está prestes a arrancar. A nova  forma de organizar a grelha já a partir de 2017 já mereceu algumas criticas pro parte dos pilotos, mas a verdade é que a organização do Mundial quer desta forma trazer mais competitividade ao Mundial e a regra vai ser aplicada já no fim de semana de 25 e 26 de fevereiro em Phillip Island, na primeira prova da temporada.

O novo esquema baseia-se num sistema de grelha invertida, mas que vai ter algumas diferenças face ao que é um sistema invertido da grelha, já utilizado noutras disciplinas motorizadas.

A primeira das diferenças é que a grelha invertida apenas se vai aplicar aos nove primeiros e apenas na segunda corrida do fim de semana. Desta forma a Superpole, vai decidir os nove primeiros para a primeira corrida  que tem lugar no sábado. Para além disso as restantes posições apuradas na Superpole não sofrem alterações na grelha nas duas corridas do fim de semana.

Desta forma os pilotos que ganhem a primeira corrida já sabem que vão ter de largar da terceira fila da grelha para a segunda e última corrida do fim de semana, ou seja, o terceiro classificado vai partir do 7º lugar da grelha, o 2º classificado do 8º lugar e o vencedor da 9ª posição da grelha.

nova-ordem-de-grelhas-sbk

Por seu lado os pilotos classificados entre a 4ª e a 9ª posição na primeira corrida de sábado, vão sair das duas primeiras filas da grelha na segunda e última corrida do fim de semana, sem que as suas posições sofram alterações e desta forma  o quarto classificado da primeira corrida vai ocupar a pole de domingo.

Esta decisão, segundo a comissão do Mundial de Superbikes visa dar maior emotividade as corridas do Mundial e maior visibilidade a pilotos, equipas e patrocinadores que de outra forma dificilmente estariam nas posições da frente da grelha de partida de uma das provas do Campeonato do Mundo de Superbikes.

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Mundial Superbikes
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png