SBK, 2020: Os recordes de Jerez

Por a 2 Agosto 2020 10:00

Antes das corridas de Domingo, aqui ficam alguns pormenores de um cintilante sábado de ação do Mundial de Superbike  em Jerez.

A primeira SBK foi uma emocionante luta de titãs que produziu um novo vencedor em Scott Redding da Ducati Aruba.

Só isto abriu uma lata inteira de estatísticas para ponderar antes da ação de Domingo.

Pela primeira vez desde 2004, temos quatro vencedores diferentes nas quatro corridas iniciais. A principal diferença de 2004 é que, na altura, todos os pilotos estavam em maquinaria Ducati, enquanto este ano três fabricantes diferentes (Yamaha, Kawasaki e Ducati) fizeram as honras.

Scott Redding da Ducati Aruba é o 77.º vencedor da história das SBK, e o 15º da Grã-Bretanha.

Desses 15 britânicos, seis ainda estão no Campeonato deste ano (Rea, Sykes, Davies, Haslam, Alex Lowes, e agora Scott Redding).

Na Superpole, Redding conquistou a sua primeira pole position: é o 67º piloto a fazer a pole da história das SBK.

Na Corrida Superpole da Tissot, a Ducati terá a primeira oportunidade de conquistar a 360ª vitória.

Foi o 171º pódio na carreira de Jonathan Rea da Kawasaki na primeira corrida de Jerez: o Norte-Irlandês manteve o seu recorde de ter terminado todas as suas corridas entre os cinco primeiros aqui pela 12ª vez.

O 9º lugar na Corrida 1 não foi suficiente para Alex Lowes da Kawasaki manter a liderança do Campeonato, perdida após apenas uma corrida: o piloto Kawasaki, no entanto, elevou para 24 a sua série de corridas nos pontos, todas a acabar dentro dos dez primeiros.

Chaz Davies da Ducati Aruba vai iniciar a sua 167ª prova na Ducati, o mesmo número que Carl Fogarty.

Álvaro Bautista do Team HRC obteve o melhor resultado para a Honda em Jerez desde 2016, quando o falecido Nicky Hayden conseguiu terminar em quarto lugar duas vezes.

Pela primeira vez, Tom Sykes da BMW Motorrad não conseguiu terminar uma corrida em Jerez, na sua 14ª corrida aqui. Até agora, sempre tinha terminado nos sete primeiros lugares.

Aos 37 anos, 11 meses e 25 dias, Marco Melandri da Barni Racing entra na elite dos pilotos seniores que marcaram pontos nas SBK, em 23º lugar. O recorde pertence a Troy Bayliss, que pontuou em Buriram em 2015 aos 45 anos, 11 meses e 20 dias.

 

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Mundial Superbikes
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png