As “8 Horas de Suzuka” serão realizadas pela 46ª vez neste domingo. Honda e Yamaha são as favoritas para vencer no Japão, diante do seu público local.
As estrelas do EWC estão em Suzuka desde quarta-feira para se preparar da melhor forma possível para a corrida de oito horas de domingo. Uma coisa ficou clara durante os treinos e a qualificação: a vitória no circuito de Fórmula 1 de 5,8 km provavelmente será conquistada apenas pelas equipas de fábrica Honda e Yamaha.
A equipa Honda HRC conquistou a pole position para a terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIM neste sábado. O astro da MotoGP, Johann Zarco, percorreu a pista sob temperaturas de 36 graus Celsius com um tempo recorde de 2:04.290 minutos , superando o piloto do Campeonato Mundial de Superbike Andrea Locatelli na Yamaha de fábrica por 0,026 segundos.

A Honda venceu as últimas três edições do prestigiado evento no seu território. Johann Zarco fez parte da equipa vitoriosa do ano passado, e Takumi Takahashi é o piloto mais bem-sucedido em Suzuka, com seis vitórias. A Yamaha venceu pela última vez em 2018, quando Michael van der Mark, Alex Lowes e Katsuyuki Nakasuga pilotaram a R1. Além de Nakasuga, que soma quatro vitórias em Suzuka, duas estrelas de renome mundial, Jack Miller e Andrea Locatelli, estão a competir pelo fabricante de Iwata.

No geral, a Honda lidera indiscutivelmente a lista de vitórias em Suzuka, com 30 vitórias. Mas a Yamaha buscará somar a sua nona vitória no domingo para superar as suas arquirrivais na sua pista natal. Além da Yamaha e da Honda, outra equipa impressionou esta semana: a AutoRace Ube Racing, com o vencedor do TT da Ilha de Man, Davey Todd, Loris Baz e o veloz herói local, Naomichi Uramoto, em terceiro lugar no grid, à frente da equipa de fábrica da BMW. Pode haver uma surpresa aqui, fiel ao lema: quando dois lutam, três vencem.
Das equipas permanentes do EWC, a BMW Motorrad World Endurance Team é a melhor, com o quinto lugar, graças ao piloto do Campeonato Mundial de Superbike, Michael van der Mark. O holandês, juntamente com Markus Reiterberger e Steven Odendaal, certamente buscará um pódio. Van der Mark já venceu quatro vezes em Suzuka.
Resultado da Qualificação – Top 10
1. Honda HRC (Zarco, Takahashi), Honda CBR1000 RR-R, 2:04,290 minutos
2. Yamaha Racing Team (Nakasuga, Miller, Locatelli), Yamaha YZF-R1, +0,026 s
3. AutoRace Ube Racing (Uramoto, Bay, Todd), BMW M1000RR, +0,711
4. SDG Team HARC-Pro. Honda (Nage, Abe, Kunii), Honda CBR1000 RR-R, +1,187
5. BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, van der Mark, Odendaal), BMW M1000RR, +1,218
6. YART Yamaha (Fritz, O’Halloran, Hanika), Yamaha YZF-R1, +1,439
7. Yoshimura SERT Motul (Black, Linfoot, Atsumi), Suzuki GSX-R1000R, +1,957
8. SDG-Ducati Team Kagayama (Mizuno, Schrötter, Haslam), Ducati Panigale V4R, +2,033
9. Team TJ with Docomo Business (Iwata, Suzuki, Kunimine), Honda CBR1000 RR-R, +2,041
10. Astemo Pro Honda SI Racing (Nozane, Arakawa, Yamanaka), Honda CBR1000 RR-R, +2,291
















