Em três horas e meia de corrida, muita coisa aconteceu na 46ª edição das 8 Horas de Suzuka. Vamos aos factos.
Pouco depois da YART conquistar o terceiro lugar, atrás das duas equipas de fábrica, Honda e Yamaha, Michael van der Mark, da BMW, ultrapassou O’Halloran e assumiu a terceira posição. O australiano queria acompanhar o ritmo do veloz holandês, mas acabou por cair na chicane final. A viagem até às boxes foi curta, mas o tempo perdido, incluindo reparações, foi de mais de cinco minutos.
As coisas então tornaram-se catastróficas para a BMW Motorrad World Endurance, que perdeu o terceiro lugar. O apoio para o pé direito de Van der Mark partiu-se na reta de largada/chegada, forçando-o a dar uma volta de volta às boxes sem travão traseiro ou assistência. Ao entrar nas boxes, o apoio para o pé ficou preso sob a roda traseira, causando a sua queda. Após resolver-se o problema, a BMW e Markus Reiterberger continuaram na 18ª posição.

Pouca sorte também para a equipa Ducati de Marcel Schrötter e Yukio Kagayama: subia para a sexta posição quando colidiram com uma moto mais lenta na chicane, causando a queda de ambos os pilotos. O piloto do Campeonato Mundial de Supersport da Baviera levou a Panigale V4R de volta para a sua equipa, e a moto passou um tempo considerável nas boxes.

A equipa líder da Superstock, No Limits Honda, e a Team Rac41 (Honda) também enfrentaram problemas. A moto número 44, pilotado por Gabriele Giannini, saiu de pista e Takeshi Ishizuka caiu na Curva 1.
Após 3,5 horas, a Honda HRC (Zarco, Takahashi) lidera, à frente da Yamaha Racing (Miller, Lokatelli, Nagasuga) e da SDG HARC-Pro, com Yuki Kunii, Keito Abe e Teppei Nagoe. A AutoRace Ube, a melhor equipe da BMW, conquista neste stint o quarto lugar com o vencedor do TT da Ilha de Man Davey Todd, Loris Baz e Naomichi Uramoto, à frente da CN Challenge Suzuki, com Albert Arenas, Takuya Tsuda e Etienne Masson, que competem na classe Experimental, utilizando biocombustíveis e materiais ecológicos para pneus e carenagens.
A equipa de fábrica da BMW está atualmente na 17ª posição, atrás de Jonas Folger, que está em 14º com a sua equipa Suzuki, e atrás de Yoshimura SERT Motul (7º). A YART está agora na 23ª posição sem assistência eletrónica, enquanto a Motobox Kremer Racing, com Daniel Rubin, Sheridan Morais e Twan Smits, está na 30ª posição.




















