BSB, Brands Hatch: Triunfo histórico de Mackenzie!

Por a 17 Outubro 2021 23:35

Tarran Mackenzie fez hoje história em Brands Hatch, ao arrecadar o título britânico de Superbikes, 25 anos depois do seu pai Niall conseguir o mesmo feito para a Yamaha.

Uma vitória na corrida de abertura no circuito de Grandes Prémios de Brands Hatch colocou-o 22 pontos à frente no campeonato BSB, com apenas duas corridas para disputar no último dia da temporada. Mackenzie seguiu com uma dupla vitória nas duas últimas corridas, selando seu primeiro hat-trick e com ele o campeonato.

“Todo o crédito deste título vai para a equipa McAMS Yamaha e todos os envolvidos”, começou por dizer o novo campeão britânico das SBK. “Foram quatro anos incríveis para mim com eles, cinco se incluir as Supersport. E fazer isto 25 anos desde que o meu pai conseguiu o  seu título é incrível – é um pouco como um conto de fadas. Quando ele ganhou o primeiro campeonato BSB, na verdade eu não tinha nem um ano de idade. Foi bom ter todos os fãs de volta também, especialmente em Brands Hatch, então agradeço a todos os que vieram me apoiar e ao longo dos anos. “

A CORRIDA

Mackenzie venceu a corrida final da temporada de 2021 do Campeonato Britânico de Superbike (BSB) após uma intensa disputa até à bandeira de xadrês com Tommy Bridewell durante a corrida final no lendário de Brands Hatch.

Tarran Mackenzie partiu na frente Jason O’Halloran, mas logo foi Tommy Bridewell que tomou a segunda posição, com a dupla renovando a sua rivalidade do início do dia. Bridewell chegou à frente do pelotão com a Ducati na segunda volta e estava a segurar o novo campeão, mas nas derradeiras voltas o piloto da McAMS Yamaha contra-atacou.

Na 16ª volta Mackenzie atirou-se por dentro na Curva de Paddock Hill para agarrar a liderança, mas Bridewell baixou a cabeça e recuperou a posição de líder rumo à Curva de Sheene.

Mas Mackenzie estava determinado a conquistar o seu primeiro hat-trick de vitórias no campeonato, e na última volta, arrebatou de novo a liderança rumo a Paddock Hill. Bridewell defendeu-se mas quando a dupla saiu de Clearways, Mackenzie avançou para o triunfo numa manobra arrepiante em direção à linha de chegada e que surpreendeu o rival da moto cinzenta da Oxford Products Racing Ducati.

O título para Mackenzie estava assim garantido para o filho do lendário Nial Mackenzie, 25 anos depois deste último ter alcançado o mesmo feito para a Yamaha. O segundo lugar de Bridewell concedeu-lhe o segundo lugar na classificação geral das corridas da ronda final do BSB em Brands Hatch.

Christian Iddon e Danny Buchan colidiram e despitaram-se de forma dramática na curva 1 de Paddock Hill na última volta, abandonando ambos a corrida e felizmente sem consequências. Jason O’Halloran (Yamaha) conquistou o pódio final para selar o terceiro lugar na classificação geral. Josh Brookes (Ducati) e Peter Hickman (BMW) completaram a classificação dos cinco primeiros.

BSB – BRANDS HATCH / CORRIDA 3

1. Tarran Mackenzie (Yamaha)

2. Tommy Bridewell (Ducati) + 0,126s

3. Jason O’Halloran (Yamaha) + 3,266s

4. Josh Brookes (Ducati) + 4,917s

5. Peter Hickman (BMW) + 5.099s

6. Lee Jackson (Kawasaki) + 12.005s

7. Rory Skinner (Kawasaki) + 13.304s

8. Bradley Ray (BMW) + 14.742s

9 . Andrew Irwin (BMW) + 18.359s

10. Gino Rea (Suzuki) + 18.440s

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Britânico Superbikes
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x