Das cinco etapas concluídas no Rali dos Sertões 2025, quatro foram ganhas pelo piloto Tosha Schareina com a sua moto Honda CRF 450 Rally, da Monster Energy Honda HRC.
O espanhol superou a parte final da etapa Maratona na quinta-feira (31/7), entre as cidades de Xique-Xique (BA) e Petrolina (PE), e conseguiu uma vantagem de 10 minutos na classificação geral e na categoria Moto 1.
A quinta etapa do maior rali do país percorreu 470 quilómetros, 296 dos quais especiais, e encerrou a Maratona do dia anterior. Neste formato, os pilotos não tinham assistência mecânica externa, pelo que poupar o seu equipamento foi uma estratégia fundamental. Atual vice-campeão do Dakar, Schareina conquistou a quarta vitória consecutiva na prova depois de superar as areias da região de Xique-Xique e trechos de montanhas rochosas.
Leia também TT: Walker conquista o segundo lugar no Red Bull Romaniacs
Esta sexta-feira, o destino será a cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas, com um percurso de 415 km. A sexta etapa do programa inclui 280 km de troços cronometrados.

“Nestas duas últimas etapas, tivemos de poupar a mecânica das motos – e também os pneus.” Começa por referir o espanhol. “ Estivemos na Maratona, onde os mecânicos não nos puderam ajudar, e a verdade é que foi muito bom. Tentei rodar em segurança, sem quedas, e também conservar os pneus o mais possível, pelo que optei por não atacar. A etapa anterior foi muito difícil, muito lenta e com muitas curvas, enquanto a quinta etapa foi muito, muito rápida. Consegui vencer a especial e alcançar esses dez minutos de diferença na qualificação, pelo que vamos aos restantes três dias.”
















