Dakar, Etapa 11, António Maio: “Foi a etapa mais difícil até agora”

Por a 13 Janeiro 2022 20:00

António Maio completou hoje aquela que considerou a mais dura etapa do Dakar 2022, um setor seletivo de 345km disputados em torno de Bisha, cujo traçado se revelou particularmente complexo devido aos inúmeros quilómetros percorridos em dunas de areia mole.

O piloto da Yamaha terminou a etapa na 27º posição resultado que permitiu ao campeão nacional subir para o 21º lugar a classificação geral agora a apenas 5m de entrar para o Top 20. 

A etapa de hoje foi a mais difícil de todas as disputadas até ao momento. Fizemos imensos quilómetros de dunas pequeninas e a grande dificuldade foi a areia muito mole. No início da especial consegui fazer uma boa navegação e estava muito motivado. No entanto, quando cheguei à zona das dunas saltei e a mota atascou. Como a areia estava mole, a mota ficou completamente enterrada e foi muito difícil sair dali. Perdi imenso tempo, mas consegui sair e voltei a entrar no ritmo. Mais à frente aconteceu outra vez a mesma coisa e aí desconcentrei-me e perdi o ritmo. Depois da zona de reabastecimento tentei manter um andamento mais forte para tentar recuperar, porém já tinha perdido muito tempo. Tentei fazer uma segunda metade mais limpa, contudo foi difícil de recuperar. Foi uma etapa verdadeiramente à Dakar porque foi mesmo muito dura”, relatou António Maio no bivouac instalado em Bisha no final de uma etapa em que o piloto da Yamaha chegou a rolar em 12º lugar.

Chega amanhã ao fim a 44ª edição do Rali Dakar. A última especial que se disputa entre Bisha e Jeddah, composta por 163 km cronometrados, ainda será arenosa. A prática leva à perfeição e, com toda a experiência adquirida desde o início do rali, todos estão preparados para desfrutar desta jornada ao máximo. No entanto, ainda faltam as longas ligações até à costa do Mar Vermelho e até ao pódio final em Jeddah.

:.

(Foto: A2 Comunicação)

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x