Dakar: A primeira vitória de Paulo Gonçalves numa etapa faz hoje 12 anos

Por a 7 Janeiro 2023 14:19

No dia 6 de Janeiro de 2011, Paulo Gonçalves alcançou aquela que seria a sua  primeira vitória em etapas do Rally Dakar.

Aos comandos de uma BMW, o “Speedy” triunfou na quinta etapa da edição desse ano da prova realizada nos desertos do Norte do Chile.

O minhoto cumpriu os 423 km cronometrados da ligação entre Calama e Iquique no tempo de 5:12.23 horas, superando em 2.18 minutos o chileno Francisco “Chaleco” Lopez (Aprilia).

Ao chegar à meta, “Chaleco” Lopez pensava ter ganho mas o piloto de Esposende viu ser-lhe devolvido o tempo perdido a assistir Olivier Pain – que tinha sofrido uma queda ao km 231 – e, assim, PG conseguiu a sua primeira vitória de sempre em etapas do Dakar aos comandos de uma BMW.

Após essa etapa, o piloto de Esposende assumiu a 4.ª posição da classificação geral, então liderada pelo espanhol Marc Coma (KTM) e com Hélder Rodrigues (Yamaha) no 5.º lugar atrás de Gonçalves.

Infelizmente, cinco dias depois, Paulo viria a sofrer uma queda que o obrigou a abandonar devido a uma fractura numa clavícula.

Paulo Gonçalves viria a deixar-nos durante o Dakar 2020, mas recordaremos sempre os grandes feitos que conseguiu para o motociclismo português.

:.

(Foto: FB Bianchi Prata)

0 0 votes
Article Rating
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x