Dakar 2019, 5ª Etapa: Será que Ricky Brabec consegue manter a liderança?

Por a 11 Janeiro 2019 08:34

Após um longo serão de trabalho, por não poderem contar com as suas estruturas de assistência, os pilotos dormiram pouco e enfrentam hoje a segunda parte da etapa maratona, que os levará de novo a Arequipa para, finalmente um dia de descanso.

Hoje partirão da praia, num formato interessante de partida em linha, tipo motocross. O que quer dizer que quem for mais rápido na partida não terá vantagem a seguir. Normalmente os pilotos tenderão a rolar muito próximos, pois quem estiver na frente abrirá será penalizado por abrir a pista, mas sendo ultrapassado, o novo líder deixa de ser rápido pelo mesmo motivo. Por isso os pilotos deverão rolar em grupo, sendo que o segundo  grupo terá vantagem sobre o primeiro, por poder beneficiar dos rastos deixados na pista…só que há que dar atenção à composição dos grupos.

 

O americano da Honda, Ricky Brabec parte na liderança com uma vantagem de 2m19s sobre o chileno Pablo Quintanilla da Husqvarna, e de 4m22s sobre o sul africano Toby Price da KTM. Três marcas nos três primeiros lugares do Dakar, separados por 4 minutos à partida para a 5ª etapa, onde tudo está em aberto.

É difícil fazer um prognóstico de resultado final pois na verdade ninguém consegue dominar claramente os acontecimentos, pelo facto de existir este duro handicap para quem vence uma etapa. Nestes 4 primeiros dias, quem ganha acaba por ser fortemente penalizado no dia seguinte, ao abrir a pista, problema que hoje poderá ser minimizado com o sistema de partida em linha que eventualmente reduzirá essa desvantagem.

Matthias Walker tem sido um dos pilotos que mais te, dado nas vistas, talvez com maior permanência nos lugares cimeiros, mas ontem ressentiu-se das dores da queda do dia anterior e sofreu um percalço, num salto em que aterrou violentamente e se voltou a magoar, não se sabendo que implicações físicas poderá sentir na etapa de hoje.

Mas algo de comum entre todos os pilotos da frente, é o desejo de reencontrar as dunas depois da etapa de ontem os ter obrigado a muitos quilômetros desgastante de caminhos cheios de pedra e também muito fez fez, que ninguém aprecia e é bastante perigoso.

A grande percentagem do percurso até agora foi as dunas, o que sendo cansativo e difícil para a navegação, acaba por dar bastante maior prazer de condução.

Classificação à partida para a 5ª etapa – Moquegua – Arequipa -431 km ligação e 345 km de especial.

1º Ricky Brabec Honda 12h33m

2º Pablo Quintanilla Husqvarna +2m19s

3º Toby Price KTM +4m22s

4º Sam Sunderland KTM +7m45s

5º Van Beveren Yamaha +8m56s

6º Kevin Benavides Honda +9m01s

7º Matthias Walkner KTM +9m31s

8º Paulo Gonçalves Honda +20.45s

9º Xavier de Soultrait Yamaha +22m0s

10º S. Svitko KTM +28m09s

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas TT
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • MIGUEL OLIVEIRA É O ATLETA MASCULINO DO ANO. Artigo na bio! #motogp #motorbikes #motolovers #motors

    motosport_oficial: "MIGUEL OLIVEIRA É O ATLETA MASCULINO DO ANO. Artigo na bio!  #motogp #motorbikes #motolovers #motors"
    90
    0
  • NACIONAL ENDURO: ARRANQUE NAS AREIAS DE SANTO ANDRÉ. Artigo na bio! #enduro #motorbikes #motolovers #motox #motors #motorcyclesofinstagram

    motosport_oficial: "NACIONAL ENDURO: ARRANQUE NAS AREIAS DE SANTO ANDRÉ. Artigo na bio!  #enduro #motorbikes #motolovers #motox #motors #motorcyclesofinstagram"
    31
    2
  • SBK: JONATHAN REA, O MAIS VELOZ NO AIA. Artigo na bio! #motorbikes #motox #motolovers #motolife

    motosport_oficial: "SBK: JONATHAN REA, O MAIS VELOZ NO AIA. Artigo na bio!  #motorbikes #motox #motolovers #motolife"
    24
    0
  • SUPER ENDURO, VÍDEO: RESUMO GP DE ESPANHA. Vídeo na bio! #superenduro #endurocross #motolife #motosport #motors #motocross #motorcyclesofinstagram #motocrosslife #motorbikes

    motosport_oficial: "SUPER ENDURO, VÍDEO: RESUMO GP DE ESPANHA. Vídeo na bio!  #superenduro #endurocross #motolife #motosport #motors #motocross #motorcyclesofinstagram #motocrosslife #motorbikes"
    26
    0
  • MIGUEL OLIVEIRA É PARCEIRO DA MEO. Artigo na bio! #motogp #motosport #motolife #motorbike #motolove

    motosport_oficial: "MIGUEL OLIVEIRA É PARCEIRO DA MEO. Artigo na bio!  #motogp #motosport #motolife #motorbike #motolove"
    20
    1
  • DAKAR: PRESIDENTE DA HONDA PEDE DESCULPA PELO FRACASSO. Artigo na bio. #dakar2019 #motolife #motorbike #motosport #motors #honda #rallydakar

    motosport_oficial: "DAKAR: PRESIDENTE DA HONDA PEDE DESCULPA PELO FRACASSO. Artigo na bio.  #dakar2019 #motolife #motorbike #motosport #motors #honda #rallydakar"
    49
    0
  • MOTOGP: NÚMERO DE NICKY HAYDEN SERÁ RETIRADO. Artigo na bio! #nickyhayden #rip #motogp #motolife #motorbike #motosport #motolovers #motorcycle #motorbike #motors

    motosport_oficial: "MOTOGP: NÚMERO DE NICKY HAYDEN SERÁ RETIRADO. Artigo na bio!  #nickyhayden #rip #motogp #motolife #motorbike #motosport #motolovers #motorcycle #motorbike #motors"
    55
    0
  • MOTOGP: ‘DREAM TEAM’ DA HONDA APRESENTADO. Artigo na bio! #motogp #hondateam #motolife #motorbike #motosport #motogp2019

    motosport_oficial: "MOTOGP: ‘DREAM TEAM’ DA HONDA APRESENTADO. Artigo na bio!  #motogp #hondateam #motolife #motorbike #motosport #motogp2019"
    27
    0
  • MOTOGP: CALENDÁRIO PARA 2019 DEFINIDO. Artigo na bio! #motogp #motosport #motolife #motorbike #motolovers #motogp2019 #motogpfans

    motosport_oficial: "MOTOGP: CALENDÁRIO PARA 2019 DEFINIDO. Artigo na bio!  #motogp #motosport #motolife #motorbike #motolovers #motogp2019 #motogpfans"
    35
    0
  • MOTOGP: JORGE LORENZO LESIONADO. Artigo na bio! #motogp #jorgelorenzo #motolife #motorbike #motosport #motolovers

    motosport_oficial: "MOTOGP: JORGE LORENZO LESIONADO. Artigo na bio!  #motogp #jorgelorenzo #motolife #motorbike #motosport #motolovers"
    22
    0