Johann Zarco e Takumi Takahashi lideram as 8h Horas de Suzuka após duas horas, à frente da equipa de fábrica da Yamaha.
A 46ª edição das 8 Horas de Suzuka começou pontualmente às 3h30 (hora de Portugal) com uma temperatura na pista de 65 graus Celsius e 34 graus Celsius no ar. A equipa Honda HRC com Takumi Takahashi largou da pole position, seguida de perto pela equipa de fábrica da Yamaha com Katsuyuki Nakasuga. Iniialmente, os dois japoneses assumiram a liderança antes da entrada da estrelas do MotoGP, Johann Zarco e Jack Miller.
Na partida a equipa da Honda HRC largou melhor na frente, mas Takahashi, recordista em Suzuka, teve que ceder a liderança após algumas curvas para Yuki Kunii, da equipa SDG HARC-Pro (Honda). Somente após uma volta pouco antes do primeiro pit stop, a equipa de fábrica conseguiu retomar a liderança.
Enquanto as primeiras equipas fizeram sua primeira paragem após 22 voltas, a Yamaha Racing 26, a HRC 27 e a equipa Kawasaki Webike Trickstar, com Mike di Meglio, conseguiram completar 28 voltas no circuito de 5,8 km antes de pararem para reabastecimento e troca de pneus. Nesse ponto, a HRC liderava a Yamaha por 18 segundos.

Após pouco mais de 60 minutos, a equipa FCC TSR Honda apresentou um problema. Taiga Hada havia assumido a moto vencedora de Alan Techer na corrida de oito horas em Spa, mas entrou nas boxes após quatro voltas. Rapidamente ficou claro que os mecânicos já não estavam a trabalhar na CBR1000 RR-R, e Techer confirmou numa entrevista: “Temos que abandonar por falha no motor.”
Logo depois, o azar bate à porta da campeã mundial Yoshimura SERT Motul que sofreu um acidente com Dan Linfoot, que ocupava a quarta posição. O inglês rapidamente saltou para a GSX-R1000R e conseguiu retomar a corrida na 15ª posição.
Após duas horas, a Honda lidera a corrida de oito horas em Suzuka. Johann Zarco e Takumi Takahashi lideram a clássica EWC no Japão por 13 segundos após um quarto da distância percorrida, à frente da equipa de fábrica da Yamaha, composta por Jack Miller, Andrea Locatelli e Katsuyuki Nakasuga. A YART, líder do Campeonato Mundial, com Marvin Fritz, Karel Hanika e Jason O’Halloran, está em terceiro lugar. A equipe de fábrica da BMW de Werner Daemen está em quinto lugar, atrás da equipe japonesa SDG HARC Pro .
8h Suzuka, classificação após duas horas:
1. Honda HRC (Zarco, Takahashi), Honda CBR1000 RR-R, 55 voltas
2. Yamaha Racing Team (Nakasuga, Miller, Locatelli), Yamaha YZF-R1, +18 seg
3. YART Yamaha (Fritz, O’Halloran, Hanika), Yamaha YZF-R1, +1 volta
4. SDG Team HARC-Pro. Honda (Nagoe, Abe, Kunii), Honda CBR1000 RR-R, +1
5. BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, van der Mark, Odendaal), BMW M1000RR, +1
6. Kawasaki Webike Trickstar (di Meglio, Ramos, Leblanc), Kawasaki ZX10R, +1
7. Equipe ATJ com Docomo Business (Iwata, Suzuki, Kunimine), Honda CBR1000 RR-R, +1
8. Astemo Pro Honda SI Racing (Nozane, Arakawa, Yamanaka), Honda CBR1000 RR-R, +1
9. Team Suzuki CN Challenge (Masson, Arenas, Tsuda), Suzuki GSX-R1000R (EXP), +1
10. SDG-Ducati Team Kagayama (Mizuno, Schrötter, Haslam), Ducati Panigale V4R, +
















