Yamaha NMAX 125 de 2020 – Uma Scooter compacta e de atitude desportiva - MotoSport
MotoSport
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade
No Result
View All Result
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
MotoSport
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade
No Result
View All Result
MotoSport

Yamaha NMAX 125 de 2020 – Uma Scooter compacta e de atitude desportiva

Pedro Rocha por Pedro Rocha
6 Junho, 2020
em MOTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha NMAX 125  foi a resposta da marca dos diapasões à Honda PCX 125, esta última sofreu uma renovação inesperada em 2018 e colocou a fasquia a toda a concorrência ainda mais alta.

Se a Honda PCX é conhecida pela sua suavidade, a ausência de vibrações e autonomia, graças aos baixos consumos e a um depósito de combustível de maior capacidade. A Yamaha NMAX apostou num estilo mais desportivo, com um motor de desempenho superior graças a tecnologia de variação de abertura de válvulas em função da rotação e também mais eficiente pela introdução da tecnologia BlueCore, já conhecida das suas irmãs mais sofisticadas e de maior cilindrada.

A Yamaha NMAX é uma das líderes de mercado no segmento das scooters desportivas compactas, um conceito muito em voga em termos de mobilidade urbana justificado pela sua agilidade e facilidade de condução e também pelos consumos moderados e o preço acessível. A NMAX monta um quadro produzido por uma estrutura tubular em aço, do tipo berço, com reforços estruturais nos tubos centrais, não sendo por isso uma scooter de plataforma plana.

Artigos relacionados

Tampas GB Racing para a Ducati Panigale V4

2 Setembro, 2025
3 milhões de motos vendidas na Europa em 2024!

3 milhões de motos vendidas na Europa em 2024!

27 Fevereiro, 2025

Estilo e Estética

A Yamaha NMAX herda o seu estilo das suas irmãs MAX, de linhas desportivas e angulosas, um modelo compacto de medidas contidas, a permitir uma condução fluida por entre o transito citadino. Uma scooter tecnologicamente evoluída com prestações excepcionais tendo em conta o âmbito da sua utilização, essencialmente urbana.

O seu estilo marcado pelo conceito Urban Mobility da Yamaha  procura a facilidade de deslocações em cidade,
a agilidade do conjunto e um motor de consumos moderados com uma resposta
adequada para sair sempre na frente em qualquer semáforo.

Motor de tecnologia BlueCore

A Yamaha NMAX estreou-se em 2015 com um motor tecnologicamente avançado que introduziu a tecnologia BlueCore, que concentra uma série de benefícios de forma a reduzir os consumos e a aumentar o rendimento do motor. Tecnologias que passam pela diminuição da fricção entre superfícies e o melhoramento da combustão de gases dentro do cilindro.

Uma das evoluções no motor da NMAX foi a introdução de abertura variável das válvulas, um sistema mecânico apelidado de VVA, que faz variar consoante a rotação do motor a abertura das 4 válvulas, procurando manter sempre o regime ideal em cada momento, permitindo que o motor ganhe mais binário a baixa rotação proporcionando assim uma resposta mais rápida.

O motor da NMAX de 125cc debita uma potência máxima de 12,3 cv às 7.500 rpm e um par máximo de 11,7 Nm às 7,250 rpm.  

Ciclística

Com um quadro do tipo multitubular reforçado, a Yamaha NMAX demonstra uma rigidez acima do normal que garante estabilidade e o equilíbrio geral do conjunto.  As suas suspensões dianteiras têm um curso de 100mm e os dois amortecedores traseiros colocados lateralmente ao motor, proporcionam 90mm de curso. Apesar de não terem qualquer afinação possível a Yamaha apostou por uma regulação de origem com alguma firmeza extra, em linha com o carácter desportivo do modelo e talvez sacrificando um pouco a comodidade do conjunto.

A NMAX apesar de montar rodas de apenas 13” a dimensão dos pneus é superior aos da sua concorrente Honda, com 110/70 na frente e um 130/70 atrás o que lhe confere uma aderência e estabilidade extras em curva.

A travagem da NMAX está assegurada por dois travões de disco de 220 mm ambos assistidos por ABS de dois canais o que confere um extra de segurança e eficiência.

Posição de condução e
conforto

A posição de condução é bastante natural , com os pés a chegarem ao chão com facilidade e com umas plataformas generosas para colocação dos pés uma vez em andamento, com espaço suficiente para podermos colocar os pés protegidos do vento e da chuva, quer na frente do painel quer mais recuados. 

O assento pareceu-nos firme mas espaçoso e ergonómico o que é uma mais valia em termos de conforto em trajectos de maior duração.  A proteção aerodinâmica é inexistente, sacrificando-se aqui um pouco ao estilo desportivo da scooter, com um écran baixo que apenas protege a zona do painel de informação e não o condutor.

Os comandos encontram-se todos à mão e são de enorme
simplicidade com especial destaque para o acionamento suave do interruptor dos
intermitentes.

Comportamento
Dinâmico e Velocidade Máxima

A Yamaha NMAX 125 usufrui de um motor tecnologicamente avançado, com variação de abertura de válvulas e tecnologia BlueCore que diminui o atrito e a fricção entre partes, aumentando a sua eficiência e desempenho. A resposta é bastante rápida e imediata quando rodamos o punho, quase a fazer parecer que estamos numa scooter de maior cilindrada. Apesar do binário máximo ser apenas atingido às 7.250 rpm a curva do mesmo é quase “flat” e o sistema VVA de variação de abertura de válvulas segundo a rotação do motor garante eficiência máxima em qualquer regime.

A NMAX em auto-estrada atinge os 110 Km/h fazendo dos 0 aos 90 com alguma facilidade e depois mais lenta a passar os 100 Km/h. Os consumos situam-se nos 2,5 L/100 Kms, em regime misto de pára arranca em cidade e estrada aberta, o que lhe confere uma autonomia de cerca de 250 Kms considerando a capacidade de 6,6 litros do seu depósito de combustível .

Equipamento e
Qualidade de fabrico

A nível de equipamento a Yamaha NMAX iclui um painel digital redondo que concentra toda a informação. De boa leitura e contraste inclui Kms totais e 2 parciais, Conta Kms e Conta Rotações, Nível de combustível e Kms para mudança de óleo e substituição de correia de transmissão. Informação muito completa que inclui uma série de luzes avisadoreas ao redor do painel central.

Em termos de iluminação a NMAX inclui faróis dianteiros e traseiros de tecnologia LED embora os intermitentes sejam ainda de lâmpada tradicional.

O espaço debaixo do assento não é referência no segmento, embora caiba um capacete integral que deverá ser colocado numa posição invertida. o que representa um risco em termos de deterioro da superfície do mesmo uma vez que o interior do compartimento não é forrado. Adicionalmente encontramos um compartimento no painel frontal, compartimento de dimensão generosa mas aberto pelo que não poderemos aí deixar qualquer objecto.

A ignição conta com um sistema de segurança magnético que encerra o acesso á mesma com uma pequena tampa metálica, tampa que para ser aberta deveremos utilizar um perfil magnético que se encontra no topo da chave da ignição, fazendo-a rodar no sentido dos ponteiros do relógio.

A qualidade dos materiais é acima da média e de acordo com o preço e o posicionamento do modelo no seu segmento assim como da imagem de prestígio da própria marca. A NMAX está disponível em 3 cores, Cinza Mate, Azul Phanthom e Branco Milky ( a versão ensaiada ).

Preço e Concorrência

A Yamaha NMAX situa-se no segmento das Scooters GT, desportivas e compactas, especialmente concebidas para circular de forma ágil e rápida em ambiente urbano. A sua mais directa concorrente é obviamente a Honda PCX 125,  quer pelo ranking de vendas quer pelo próprio posicionamento instituído pela marca face à sua concorrência de mercado.

A Yamaha NMAX 125 e a Honda PCX 125 são dois modelos que pelas suas características e desempenho que se assemelham bastante e que ocupam um lugar único no segmento das scooters GTs Compactas. Assim pois também no preço se assemelham sendo que a Yamaha NMAX tem um PVP de 2.995 eur e a Honda PCX de  3.125 eur. Ambas têm porém campanhas a decorrer pelo que as vantagens de cada uma podem ser alteradas na avaliação que num momento determinado qualquer interessado poderá realizar.

  • YAMAHA NMAX 125 / Ficha Técnica
  • Peso:                          127 Kgs
  • Potencia:                   12.24 cv @ 7.500 rpm
  • Binário:                     11.7 Nm @ 7.250 rpm
  • Cilindrada:               125 cc
  • Altura asiento:        765 mm
  • Depósito:                  6,6 Litros
  • Cores:                        Cinza Mate, Azul Phantom e Branco Milky

Ficha Técnica Completa AQUI

CONCORRÊNCIA

Honda PCX 125   125cc / 12,1 cv /  130 Kg /  3.125 eur

Kymco Agility City Evolution  125cc /  9 cv / 131 Kg / 2.299 eur

Piaggio Medley 125 ABS   125cc / 12,2 cv /  132 Kg /  3.614 eur

SYM Jet 14 LC ABS   125cc / 10,2 cv /  128Kg /  2.699 eur

Galeria de Imagens YAMAHA NMAX 125

Tags: Yamaha NMAX 125 2020
Pedro Rocha

Pedro Rocha

Artigos relacionados

Ensaios

Tampas GB Racing para a Ducati Panigale V4

por Paulo Araújo
2 Setembro, 2025
3 milhões de motos vendidas na Europa em 2024!
MOTO+

3 milhões de motos vendidas na Europa em 2024!

por Ricardo Ferreira
27 Fevereiro, 2025
Próximo artigo

Vídeo AMA Supercross: Como a altitude afeta a performance de um atleta

MXGP: Courtney Duncan eleita a melhor desportista na Nova Zelândia

  • Novidades
  • Tendências
  • Comentários
Dakar, Etapa 4 – Antevisão AlUlA > AlUlA (Maratona)

Dakar, Etapa 4 – Antevisão AlUlA > AlUlA (Maratona)

6 Janeiro, 2026
Dakar, Etapa 3 – Portugueses monopolizam etapa nos SSV

Dakar, Etapa 3 – Portugueses monopolizam etapa nos SSV

6 Janeiro, 2026
Dakar 2026 – Bruno Santos a 2s do Top 10 Rally 2

Dakar 2026 – Bruno Santos a 2s do Top 10 Rally 2

6 Janeiro, 2026
WSBK: Danilo Petrucci admite estra sobre mais ‘pressão’ na BMW

WSBK: Danilo Petrucci admite estra sobre mais ‘pressão’ na BMW

6 Janeiro, 2026
MotoGP- Reviravolta com Oliveira na Honda

MotoGP- Reviravolta com Oliveira na Honda

8 Setembro, 2025
MotoGP: Reviravolta? Miguel Oliveira pode ter vaga em 2026

MotoGP: Reviravolta? Miguel Oliveira pode ter vaga em 2026

28 Agosto, 2025
MotoGP: Paolo Campinoti (Pramac) faz revelações ‘desconfortáveis’ sobre Marc Márquez

MotoGP: Paolo Campinoti (Pramac) faz revelações ‘desconfortáveis’ sobre Marc Márquez

16 Outubro, 2025
MotoGP: Toprak Razgatlioglu ‘muito superior’ a Miguel Oliveira

MotoGP: Toprak Razgatlioglu ‘muito superior’ a Miguel Oliveira

29 Dezembro, 2025
2020, ano do corona, de desenlaces e outros vírus.   Por: João Pais

2020, ano do corona, de desenlaces e outros vírus. Por: João Pais

75

A demanda de D. Miguel. Por João Pais

63
Valentino, de Tavullia e do mundo inteiro. Por João Pais

Valentino, de Tavullia e do mundo inteiro. Por João Pais

40
Os Manos. Por João Pais

Os Manos. Por João Pais

28

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Miguel Oliveira Motas Moto2 Moto3 MotoGP Motos Mundial de Superbikes MX2 MXGP Off Road Rally Dakar

GRUPO V

Motosport ES
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2024 Motosport copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade

© 2024 Motosport copyright