Apenas algumas semanas após revelar a X 350, a Harley-Davidson voltou a fazer manchetes na China com o lançamento da sua nova roadster X 500. Este novo modelo, é mais uma vez fruto da parceria entre a Harley-Davidson e a marca chinesa QJ Motor.
Proposta em duas cores habituais do fabricante americano, preto e laranja, assim como cinzento, destacando-se visualmente com o seu estilo neotérico, inspirado na Harley-Davidson XR1200X, a nova HD 500 X é na verdade baseada na Benelli Leoncino 500. E basta um olhar ao quadro e à configuração do braço oscilante para rapidamente o percebermos. Portanto, está longe de ser uma Harley genuína, tal e qual como as conhecemos na Europa e nos Estados Unidos, podendo por isso deixar chocados os ‘harlistas’ puros e duros.

Compartilhando muitos componentes com a Leoncino, a X500 possui um motor de dois cilindros paralelos com refrigeração líquida de 500 cc, produzindo 47 cv e 46 Nm, além de uma estrutura tubular de aço, forquilha ‘upside down’ de 50 mm, monoamortecedor offset e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Os recursos da moto são mínimos, incluindo uma consola de instrumentos semi-digital monopé com inserção digital e ABS de canal duplo como a única ajuda eletrónica. Diferença notável da estética clássica da Harley-Davidson é a integração dos piscas traseiros com as luzes traseiras.


Com um peso total de 208 kg, a HD X 500 é uma máquina pesada que promete oferecer a experiência de pilotagem exclusiva da Harley-Davidson, ao mesmo tempo em que atrai um público global mais amplo. Esse é o grande objetivo!














