‘Faster Wasp’ da Roland Sands Design – na origem das Yamaha XSR

Por a 7 Junho 2017 18:22

 

A ‘Faster Wasp’, é fruto de uma colaboração estreita com a Yamaha do construtor baseado na Califórnia, Roland Sands, realizada em 2015,  e é um conceito puro com traços da lenda Kenny Roberts no seu design. 

Sendo ele próprio um piloto profissional, Roland Sands seguiu a filosofia ‘Faster Sons’ de estilo intemporal clássico, misturada com tecnologia de ponta Yamaha e acrescentou um terceiro elemento, inserindo o espírito racing Yamaha no conjunto.

O resultado é uma máquina com enorme impacto, prestando tributo à icónica máquina TZ750 de Kenny Roberts, instantâneamente reconhecível pelo esquemas de cores amarelo e preto. Tendo o mais recente motor de 849cc, 3 cilindros em linha, montado num quadro de baixo peso em alumínio, a ‘Faster Wasp’ tem um desempenho extraordinário conjugado com um aspeto clássico.

O processo de construção incluíu inúmeras peças desenhadas por Roland Sands, nomeadamente o depósito de combustível fabricado à mão em alumínio, a secção da cauda, as entradas de ar, a tampa do radiador, a cobertura frontal e o guarda lamas dianteiro.

Estão patentes várias peças protótipo da Clarity como uma tampa da corrente de distribuição, os apoios dos pés, um reservatório do óleo do travão traseiro e protecções para o cárter. A guarda da corrente, a tampa do orifício de visita da marcação de ponto, os protectores da ponta do eixo das rodas e a tampa do depósito de combustível, são também protótipos da RSD.

A ´Faster Wasp´ monta jantes RSD Morris forjadas em alumínio (17×3.5” na dianteira & 17×6.0” na traseira) com pneus Dunlop Q3. A sonoridade gritante do tricilindrico é cortesia das curvas de escape em aço inoxidável da Two Bros Racing em conjunto com o silenciador, cortado em rampa, da RSD.

A potência é transferida para a roda traseira através de pinhão e cremalheira da Renthal, a travagem está a cargo de discos de superbike da RSD customizados, onde actuam pinças de travão radiais da Performance Machine, comandadas pelo cilindro mestre radial da RSD e ligados com tubos de travão da Spiegler.

Monta também um apoio do cabo de embraiagem da RSD e um cabo de embraiagem customizado da Barnett, enquanto que os avanços de guiador RSD Nostalgia, um guiador FATbar da Renthal e punhos da RSD Traction, conferem o controlo total da WASP.

Na frente monte uma suspensão da Öhlins com cartucho separado e a tubagem de arrefecimento da Samco dá um toque de pormenor extra.

O visual deslumbrante da ‘Faster Wasp’ é perfeitamente detalhado com um assento em pele personalizado pela Bitchin Seat Co. e pelo esquema icónico de cores amarelo e preto produzido por Airtrix e Cerakote da Specialized Coatings.

https://youtu.be/hB1o4s6Dx9I

 

 

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MOTO+
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x