Ensaio Triumph Street Scrambler 2019 – A mais “cool” do bairro

Por a 26 Novembro 2018 23:17

Na semana passada tivemos a oportunidade, a convite da Triumph, de irmos testar pela primeira vez as versões de 2019 das Triumph Street Scrambler e Street Twin. A apresentação dinâmica decorreu em Portugal, na região de Lisboa, onde acorreram inúmeros jornalista internacionais.

Depois de uma semana chuvosa a penalizar os testes dos jornalistas que vieram de longe quis o destino que no dia agendado para os jornalistas portugueses e espanhóis o sol viesse impor a sua energia afastando a chuva durante todo o dia. No entanto as estradas ao longo do percurso que realizámos de cerca de 200 Kms estavam ainda muito molhadas e perigosas, com piso escorregadio, muitas vezes nas zonas mais sombrias das curvas, o que obrigou a uma maior concentração na condução.

Ao início da manhã as condições não estavam as melhores, com as estradas ainda a apresentarem muita humidade da chuva que durante toda a noite tinha caído. O dia iria ser preenchido com duas partes, a primeira pela manhã a rodar com a Street Scrambler e depois da parte da tarde com a Street Twin. A Scrambler acabou por ser a melhor opção para enfrentar as estradas ainda saturadas das chuvas de toda uma semana.

A Triumph Street Scrambler não sofreu aparentemente, na sua estética, grandes alterações e apenas as cores para 2019 foram actualizadas. As diversas Scramblers disponíveis para os jornalistas vinham todas na cor branca, que na nossa opinião favorece o modelo fazendo destacar os restantes elementos e pormenores da moto. O acabamento dos vários componentes é de altíssima qualidade e os pequenos pormenores revelam toda a atenção com que os engenheiros da Triumph desenvolveram neste modelo. As versões da Scrambler preparadas para a apresentação montavam porta bagagens no lugar do banco do pendura, opção que está incluída no modelo original e incluíam também punhos aquecidos, este último um extra opcional que foi muito bem vindo pois a manhã estava bem fria.

A posição de condução é bastante cómoda com um guiador aberto que nos permite colocar as mãos nos punhos de uma forma natural, o assento foi também revisto e pareceu-nos mais confortável que na versão anterior, os pisa-pés são mais amplos e com mais grip. A embraiagem está mais leve e fácil de acionar pois inclui um sistema de diminuição de torque.

A Triumph Street Scrambler monta suspensões KYB telescópicas de 41mm revestidas pelas típicas proteções de borracha em fole e beneficia de uma nova cartridge interior, revista e com um desempenho superior à do modelo de 2018 oferecendo 120mm de curso. O amortecedor traseiro é também KYB e tem ajuste de pré-carga de mola e também 120mm de curso.

As rodas são de raiadas e monta aros de 19” na dianteira e de 17” na traseira. Gostámos do comportamento dos pneus Metzeler Tourance de piso misto que se revelaram muito polivalentes, contribuindo para uma sensação de segurança acrescida mesmo em curva e em condições de pouca aderência.

O motor bicilíndrico de 900cc tem agora mais 10PS , debitando 65PS de potência máxima num regime de rotação superior em 500 rpm que o anterior, alcançando as 7.500 rpm. O binário máximo de 80 Nm é alcançado às 3.200 rpm. A Street Scrambler inclui acelerador Ride By Wire com três modos de motor Road, Rain e Off-Road. ( A Street Twin inclui apenas os modos Road e Rain ). Também inclui controle de tração regulável

Outro dos melhoramentos que a versão 2019 inclui é na travagem que, pela adopção de uma pinça Brembo de 4 pistons e disco flutuante de 310mm, é agora muito mais efectiva e de tacto muito apurado. Na traseira monta disco de 255mm e a pinça é Nissin de 2 pistons. A travagem é assistida por ABS às duas rodas que pode ser desligado para condução OffRoad.

Os dois escapes laterais elevados sempre foram imagem de marca da Triumph Scrambler e estão mais belos que nunca. O farol dianteiro redondo com insígnia da Triumph é um pormenor de exclusividade. O farol traseiro minimalista de tecnologia LED contribui para os aspecto compacto e elevado da sua traseira ao estilo Scrambler.

Toda a informação está incluída num novo painel LCD onde podemos encontrar um velocímetro analógico, odômetro, indicador de posição de velocidade engatada, medidor do nível de combustível, indicador de distância até acabar o combustível, indicador de serviço de assistência, relógio, Kms parciais percorridos, informação de consumo de combustível atual e médio, exibição do status do controle de tração, e nível dos punhos aquecidas – controladas por um botão montado no guiador (opção que as motos de teste incluíam ).

A Street Scrambler tem cerca de 200 Kg de peso mas a rodar torna-se extraordinariamente ágil e manobrável graças não só a uma boa distribuição de massas como também à largura do seu guiador que nos permite conduzir com maior facilidade, sobretudo a baixa velocidade, mas a transmitir uma grande estabilidade a alta velocidade também.

Gostámos do estilo, rebelde sem causa, da sensação de liberdade inerente à fácil condução que a Scrambler oferece, gostámos da sensação de controle e segurança que sentimos sempre e em qualquer situação, gostámos da entrega de potência do seu motor a baixa rotação, da subida rápida de regime e do bom escalonamento da caixa nas primeiras 4 velocidades sendo a 5ª mais comprida, tipo over-drive, ideal para rolar em auto-estrada mantendo os consumos controlados pois o seu depósito de combustível apenas tem capacidade par 12 litros de gasolina. A suspensões melhoradas e o assento com novo acabamento oferecem maior conforto e os travões Brembo segurança acrescida.

Ficámos fãs incondicionais da nova Street Scrambler, com alguma dificuldade em encontrar algo a apontar-lhe. Uma das motos mais cool do mercado e para quem queira uma moto para o dia a dia capaz de a qualquer momento se aventurar por um estradão for a e quem sabe levá-lo a percorrer Kms sem fim … uma mota que se adquire e que fica connosco para sempre. Intemporal e sempre actual.

A Triumph disponibiliza ainda um catálogo com cerca de 120 acessórios opcionais da marca que permitem uma total personalização da Street Scrambler. Além dos acessórios opcionais a Triumph oferece a possibilidade de aquisição de um Kit especial de “Urban Tracker” para transformar de uma vez só e ao estilo Tracker a vossa Scrambler.

Acessórios

Cores da nova triumph Street Scrambler para 2019:

 

 ESPECIFICAçÕES

Ficha Técnica  
Tipo de motor Arrefecimento a líquido, 8 válvulas, SOHC, ângulo de 270°
Capacidade 900cc
Diâmetro/Curso 84,6 x 80 mm
Taxa de Compressão 11:1
Potência Máxima 65PS / 64 BHP (48 kW) @ 7.500 rpm
Binário Máximo 80 Nm @ 3.200 rpm
Sistema de combustível Ride by wire, Injeção eletrônica de combustível sequencial multipontos
Escapes Sistema de escapes escovado 2 em 2 com silenciadores duplos escovados de alto nível
Transmissão final Corrente O ring
Embraiagem Embraiagem auxiliar úmida, multidiscos, operada por cabo
Caixa de Vel. 5 velocidades
Quadro Berço duplo de aço tubular
Braço Oscilante Bilateral, fabricação em aço
Roda Dianteira Aro de aço raiado, 19 x 2,75 pol
Roda Traseira Aro de aço raiado, 17 x 4,25 pol
Pneu Dianteiro 100/90 R19
Pneu Traseiro 150/70 R17
Suspensão Dianteira Telescópica com amortecimento cartucho KYB 41mm, curso de 120mm
Suspensão Traseira Amortecedores duplos KYB com pré-carga ajustável, curso de 120mm
Travão Dianteiro Disco único 310mm, pinça fixa de 4 pistões Brembo, ABS
Travão Traseiro Disco único 255mm, pinça flutuante de 2 pistões Nissin, ABS
Comprimento 2.125 mm
Largura 835 mm
Altura s/ Espelhos 1.180 mm
Altura do Assento 790 mm
Distância entre eixos 1.445 mm
Rake 25,6 º
Trilha 109 mm
Peso Seco 198 Kg
Capacidade do Depósito 12 L
Instrumentos Conjunto de instrumentos multifuncionais de LCD com velocímetro analógico, rpm do motor, odômetro, indicador de posição de marcha, medidor do combustível, indicador de distância até acabar o combustível, indicador de serviço, relógio, 2x viagens, exibição de consumo de combustível atual e médio, exibição do status do controle de tração, e   Manoplas aquecidas preparadas – controladas por um botão de rolagem montado no guidão.
Consumo de Combustível 4.1 l/100km (68.9 MPG)
Emissões de CO2

PVP Base

93,0 g/km

10.600 euros

 

Concorrência

Scrambler Ducati Desert Sled          803cc / 73 CV / 207 Kg / 11.495 euros

Yamaha SCR 950        942cc / 54,3 CV / 252 Kg / 9.995 euros

 

Galeria de Imagens

 

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png