CN Supercross: Record de 7.500 espectadores na Poutena!

Por a 8 Agosto 2022 17:00

Após dois anos de ausência devido à pandemia, o Supercross voltou em força à Poutena, localidade do concelho de Anadia com uma história de mais de 45 provas realizadas desta modalidade!

Se o público sempre aderiu a esta corrida, então o que dizer depois de não ter existido campeonato nacional de Supercross em 2020 e 2021?! Na verdade, atingiu-se um record de mais de 7.500 espectadores!

Carlos Pinto – secretário do Centro Social Cultural e Recreativo da Poutena – falou com o Motosport sobre a prova do último sábado mas também sobre a filosofia e a forma como o CSCRP trabalha para ter todo este sucesso.

Superámos todos os números. O Supercross está muito vivo!” disse-nos o responsável da instituição. “A prova de regresso da Poutena foi, antes de mais, um momento fantástico de energia positiva e de resiliência dos adeptos do MX/SX.”

Dois anos de atrofio da vida das pessoas geraram uma vontade de voltar aos bons velhos tempos. Isto nota-se em todos os eventos festivos, recreativos e desportivos. Assim, a secção de motorismo do CSCRP partiu para a organização desta prova com expetativas elevadas, mas com um enormíssimo sentido de responsabilidade” afirmou este membro da organização.

É importante não esquecer que o Centro Social Cultural e Recreativo da Poutena é uma IPSS com valências desde a Creche até ao Lar… Por isso, devido aos acordos celebrados com a Segurança Social, “não podemos correr o risco de gerar prejuízos financeiros em atividades desportivas.

E em que é que isso “molda” a forma como o CSCRP prepara a prova de Supercross?

Temos por hábito não facilitar nada no que se refere à publicidade. Gastamos alguns milhares de euros na promoção da prova em rádios regionais, jornais regionais  e nacionais, Outdoors, Tarjas plásticas, Cartaz personalizado e Flyers. Entretanto temos vindo a reduzir claramente os montantes investidos nestas formas “tradicionais” e intensificámos a aposta na promoção nas Redes Sociais. Como alguém já me disse um dia: fazemos uma promoção agressiva” confessou-nos Carlos Pinto.

Mas o que tem de diferente o Supercross da Poutena das restantes provas do campeonato?

O secretário do CSRCP esclarece: “Quando, no dia da prova, vejo chegar grupos de amigos e famílias, frequentemente equipados com arcas térmicas e comidas abundantes, só podemos pensar que as pessoas vêm ao Supercross como quem vai a uma romaria festiva/desportiva.”

A receita parece simples: “Se formos capazes de oferecer a quem vem às nossas provas um bom espetáculo, o SX não corre o risco de morrer pela falta de público. Pelos resultados crescentes, sistematicamente nos últimos anos, somos levados a acreditar que temos vindo a fazer as coisas de modo ajustado.”

Mas, como em tudo na vida, o lema da CSRCP é: “O sucesso dá muito trabalho e, quando trabalhamos em equipas organizadas, o corpo fica moído mas a alma fica tão louca que já começámos a pensar nas intervenções estruturais a implementar nos próximos anos.

Claro que é importante o apoio das entidades públicas da região: “Temos tido apoio crescente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro e da CM de Anadia, em resultado de uma afirmação consistente da Secção de Motorismo do CSCRP.”

Carlos Pinto não quis deixar de dar também uma opinião pessoal sobre “a recorrente desistência de organizações que se propõem e depois não assumem o compromisso, enquanto a Poutena poderia ter 2 provas todos os anos até que outras organizações ganhem consistência para integrar o campeonato.
É a opinião de todos os elementos da secção de motorismo do CSCRP e vamos ficando fartos de todos os anos nos pedirem para substituir as organizações desistentes, a troco de nada…

É assim que sentimos o nosso Supercross….. e já vão 46 anos nas lides do MX/SX!” conclui o secretário da mais antiga organização do Supercross português!

:.

(Foto: Luís Duarte/FMP)

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x