O único desejo que a Yamaha não lhe concedeu

Toprak Razgatlıoğlu (ROKiT BMW Motorrad) está prestes a sagrar-se campeão mundial de Superbike pela terceira vez, muito possivelmente já no Estoril este fim de semana.
Entretanto, há muito que Toprak é acompanhado pelo irlandês Phil Marron, ex-Parkalgar, como chefe de equipa desde 2018, mas agora sabe-se terá outra pessoa ao seu lado no MotoGP de 2026.

Ao longo da sua carreira nas Superbikes, Toprak Razgatlıoğlu foi sempre acompanhado pelo chefe de equipa Phil Marron: primeiro na Puccetti Kawasaki, depois na equipa de fábrica da Yamaha e, desde 2024, na BMW.
Juntos, alcançaram uns impressionantes 168 pódios em 252 corridas, incluindo 76 vitórias.

Além disso, Toprak conquistou 23 poles e 65 voltas mais rápidas. O piloto de 28 anos sagrou-se campeão do mundo em 2021 (com a Yamaha) e 2024 (com a BMW).
Era compreensível o desejo de Toprak de levar Phil consigo para a Yamaha no MotoGP; é um dos seus confidentes mais próximos.
Quando o turco assinou um contrato de dois anos com o fabricante japonês em maio de 2025, competindo pela equipa Pramac Racing em 2026 e 2027, os responsáveis da Yamaha estavam abertos à ideia de que trouxesse Marron consigo… mas muita coisa aconteceu desde então.
A Yamaha desenvolveu e construiu um novo motor V4 e correu com ele pela primeira vez em Misano, em meados de setembro. A equipa azul está consciente de que ainda têm muito trabalho pela frente para chegar aos líderes.
“Numa situação como esta, não achamos produtivo trabalhar com um chefe de equipa que trabalhou no MotoGP pela última vez há muitos anos”, disse um alto executivo da Yamaha, que preferiu manter o anonimato. “Temos uma opinião muito elevada sobre o Phil, mas acreditamos que será melhor para o Toprak ter alguém familiarizado com as tecnologias mais recentes ao seu lado.”

A escolha recaiu sobre Alberto Giribuola, que desempenhou as funções de chefe de equipa de Enea Bastianini na Red Bull KTM Tech3 até ao fim de semana em Barcelona, no início de setembro.
Antes, já tinha trabalhado com o piloto de 27 anos nas equipas Ducati Avintia e Gresini. De 2016 a 2020, o italiano foi chefe de equipa de Andrea Dovizioso na equipa de fábrica da Ducati.
Assim, Toprak perderá uma ajuda que poderia ser vantajosa nos primeiros tempos, mas vir a revelar-se um ‘presente envenenado’ se mais tarde a limitada experiência de Marron na MotoGP o viesse a prejudicar…
















