Quando Capirossi deitou o fair play por terra…

Por a 2 Janeiro 2016 16:33

Prosseguindo a série de artigos sobre grandes rivalidades no motociclismo, o MotoSport mostra-lhe agora um dos duelos mais polémicos da história do Campeonato do Mundo. Se acha que o toque entre Valentino Rossi e Marc Márquez em Sepang foi polémico, veja as imagens daquilo que Loris Capirossi fez a Tetsuya Harada em 1998, na discussão pelo título mundial de 250cc (vídeo em baixo, a partir dos 4:00).

O italiano – que estava nas quarto-de-litro depois de já ter passado pela classe-rainha – era companheiro de Harada na equipa oficial da Aprilia e chegava à última prova da época (Argentina) com quatro pontos de vantagem sobre o japonês. Com Valentino Rossi a liderar a corrida, o título parecia entregue a Harada na última volta pois o japonês era segundo com vários metros de vantagem sobre Capirossi.

Mas eis que ‘Capirex’ inventa uma travagem kamikaze e leva a moto do seu rival para a gravilha, que não teve outra hipótese se não cair. O italiano conseguiu terminar em segundo – atrás de Rossi –, foi despedido pela própria Aprilia mas garantiu o título da forma mais polémica que se possa imaginar… Ou quase. É que oito anos antes Capirossi foi campeão das 125cc de forma igualmente polémica, quando os compatriotas Fausto Gresini, Bruno Casanova e Doriano Romboni bloquearam o rival Hans Spaan durante várias voltas – frustrando o holandês ao ponto deste ter dado um murro em Gresini – e permitiando que Capirossi ganhasse uma vantagem crucial para ser campeão. A ‘Italian Mafia’ em todo o seu esplendor…

 

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Moto GP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x