MotoGP, 2021, Mugello: 10 estatísticas

Por a 30 Maio 2021 09:10

Veja algumas das mais importantes estatísticas que surgiram da qualificação de MotoGP antes do GP italiano

Depois do que descreveu como “a melhor volta” da sua carreira, Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy) vai partir da pole pela quarta vez consecutiva em 2021 no Gran Premio d’Italia Oakley.

Aqui ficam 10 estatísticas a emergir da qualificação de sábado.

1. Quartararo qualificou-se na pole position pela segunda vez em quatro corridas sucessivas, juntamente com a Malásia 2019 e a Andaluzia 2020, estabelecendo um novo recorde de volta em Mugello no processo.

2. Esta é a 14ª pole position de Quartararo na classe rainha, menos uma do que Wayne Rainey.

3. Esta é a primeira pole position para um piloto da Yamaha em Mugello na classe rainha desde Valentino Rossi em 2018 (a sua mais recente pole position), e a nona pole position global para a Yamaha na classe na pista.

4. Marc Márquez (Honda Repsol) foi o último piloto a ter ganho a corrida MotoGP em Mugello, depois de ter partido da pole position em 2014. Valentino Rossi (2005 e 2008) é o único piloto da Yamaha a tê-lo feito na era MotoGP.

5. Os pilotos da Ducati terão cada um como objetivo tornar-se o quarto piloto diferente da fábrica italiana a vencer em quatro corridas sucessivas em Mugello (Andrea Dovizioso em 2017, Jorge Lorenzo em 2018 e Danilo Petrucci em 2019).

6. Com Quartararo e Johann Zarco (Pramac Racing), esta é a segunda vez até agora este ano, que há dois pilotos franceses na primeira fila em MotoGP, juntamente com o GP de Portugal.

7. Depois de passar pelo Q1, Aleix Espargaró (Aprilia Racing Team Gresini) qualificou-se em quarto lugar, igualando a melhor qualificação de um piloto da Aprilia na era MotoGP do Japão em 2017 e Brno no ano passado (ambos com Espargaró). O seu objectivo será dar à Aprilia o seu primeiro Top cinco desde a introdução de MotoGP, em 2002.

8. Vencedor das duas últimas corridas, Jack Miller (Ducati Lenovo) terá como objetivo tornar-se o primeiro piloto da Ducati a vencer três corridas sucessivas desde Casey Stoner em 2008 (do GP britânico ao GP alemão)

9. Brad Binder (KTM Red Bull Factory Racing) qualificou-se em sexto lugar como o melhor piloto da KTM, igualando o seu melhor resultado de qualificação em MotoGP do GP Emilia Romagna no ano passado. Esta é também a melhor qualificação de um piloto da KTM desde que Miguel Oliveira (KTM Red Bull Factory Racing) esteve na pole position em Portugal no ano passado.

10. Depois de passar pelo Q1 pela sétima vez em MotoGP (excluindo Andalucia 2020) e pela terceira vez apenas em Mugello, Marc Márquez qualificou-se em 11º lugar como o piloto Honda mais bem colocado, à frente do seu companheiro de equipa Pol Espargaró.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x