Foi um dia especial para a equipa Prima Pramac Yamaha MotoGP. Nesta terça-feira, que efetivamente dá início à campanha de 2026 com o tradicional dia de testes, a equipa deu as boas-vindas oficiais a Toprak Razgatlioglu, de 29 anos, à garagem como novo companheiro de equipa do já confirmado Jack Miller. O piloto turco de Alanya chegou em forma do seu terceiro título mundial de Superbike, conquistado há apenas um mês em Jerez de la Frontera, e prepara-se para a sua primeira temporada de MotoGP.
Gino Borsoi em delcarações para a imprensa da Prima Pramac Racing falou sobre os primeiros testes em preparação para 2026.
Foi um dia extremamente importante para a Yamaha, pois iniciámos uma nova era com o motor V4 e tivemos os quatro pilotos em pista com o novo protótipo YZR-M1. E, claro, a verdadeira estreia de Toprak — que, nesta fase, não pode dar feedback ao nível de Jack e dos outros porque tudo é novo para ele — mas começou esta nova aventura extremamente bem.
– Ele foi muito bom e muito preciso na compreensão da dinâmica da moto; dá para perceber que ele sente a moto pelo feedback que dá e, na minha opinião, foi muito rápido — muito mais rápido do que eu esperava, considerando o pouco que ele sabe até agora. E, como pessoa, gosto muito dele: é muito fácil trabalhar com ele. O que mais me impressionou foi a sua travagem — é incrível — embora, em comparação com as Superbikes, ele tenha de se adaptar a estes pneus e a esta moto, aprendendo a… travar menos. Mas pelos dados, dá para ver que ele já entendeu isso e está a começar a aplicar para ser mais eficiente. Entre ele e a nova moto, este é um novo desafio para nós — precisamos de um novo espírito, e o Toprak será definitivamente importante aqui. E agora já estamos a preparar-nos para a primeira batalha de stoppies entre ele e o Jack; com esses dois, podemos até nos tornar campeões mundiais nessa especialidade!
















