A Yamaha anunciou que Andrea Dovizioso assinou um contrato de três anos com a Yamaha Factory Racing MotoGP, assumindo as funções duplas de Piloto de Testes e Consultor de Desempenho de Pilotos até 2027.
‘Dovi’ desempenhará um papel fundamental na aceleração do desenvolvimento da moto da Yamaha no MotoGP e na melhoria do fluxo de comunicação entre os quatro pilotos da Yamaha no MotoGP e a sua equipa de engenharia. Conhecido pelo seu extraordinário talento de condução e precisão técnica, Dovizioso já contribuiu para os esforços da Yamaha no MotoGP e é amplamente reconhecido pela sua clareza em fornecer feedback detalhado e prático.
Como Piloto de Testes, Dovizioso participará em sessões de testes privadas fora do calendário dos Grandes Prémios, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do protótipo da Yamaha. Além disso, assumirá a recém-criada função de Consultor de Desempenho de Pilotos, concebida para fortalecer os canais de comunicação entre pilotos e engenheiros, apoiando a equipa de MotoGP a tempo inteiro da Yamaha na análise e transmissão de dados de desempenho.

“O Andrea e a Yamaha partilham uma forte parceria há muitos anos, e temos o prazer de anunciar que ele permanecerá na Yamaha Factory Racing MotoGP por mais três anos. Dovi não é apenas uma lenda do MotoGP com excelentes capacidades de condução, mas também possui conhecimentos técnicos e pode dar feedback eficaz aos engenheiros. Isto torna-o um piloto de testes ideal, é certo, mas vimos a oportunidade de aproveitar ainda mais os seus talentos dentro do Projeto MotoGP da Yamaha.” Disse Paolo Pavesio, Managing Director da Yamaha Motor Racing.