MotoGP: Maverick Viñales de sonho estreia-se a vencer

Por a 4 Setembro 2016 16:38

Grande promessa do motociclismo mundial, Maverick Viñales, venceu o GP da Grã-Bretanha e entrou para o restrito lote de pilotos que já venceram pelo menos uma corrida na classe rainha. O piloto espanhol, que está de saída para a Yamaha, ofereceu à Suzuki a primeira vitória no Mundial desde 2007 então com o australiano Chris Vermeulen no chuvoso GP de França em Le Mans, Com esta vitória, Viñales tornou-se no quarto piloto a estrear-se a vencer este ano.

Numa corrida que teve duas partidas devido ao violento incidente entre Loris Baz e Pol Espargaró, Viñales ascendeu ao primeiro lugar na primeira volta, momento em que ultrapassou o homem da pole, Cal Crutchlow, e não mais largou essa posição. Sempre com um ritmo constante, sem cometer excessos e beneficiando das animadas lutas pelas posições atrás de si, o piloto da Suzuki construiu rapidamente uma vantagem segura que guardou até à bandeirada de xadrez. Uma exibição de sonho de um piloto de quem se espera muito no futuro e poderá agora com esta vitória ter o trampolim necessário para um futuro ainda mais risonho, numa fase em que será o substituto de Jorge Lorenzo na Yamaha e terá de dividir a boxe com Valentino Rossi, o seu ídolo de infância.

Se faltou emoção na luta pela vitória, o mesmo não se pode dizer nas restantes posições. O segundo lugar ficou para o herói local, Cal Crutchlow, que garantiu esta posição para gáudio dos muitos adeptos presentes em Silverstone e após um intenso duelo com Marc Márquez, que terminou a duas voltas do fim quando o espanhol tocou no homem da LCR Honda e saiu largo em Stowe. Valentino Rossi completou o pódio numa corrida muito animada para o piloto da Yamaha. Rossi rodou a primeira metade da prova em segundo e depois viu-se envolvido em grandes batalhas com Cal Crutchlow e com Marc Márquez, sendo que com este último fez relembrar o polémico mas ao mesmo tempo inesquecível GP da Malásia do ano passado. O piloto italiano ainda tentou num último suspiro aproximar-se de Cal Crutchlow, mas não conseguiu superar o britânico.

Marc Márquez terminou no quarto lugar uma corrida onde rodou muita vez para lá dos limites e que por muito pouco não terminou da pior forma. Apesar de ter realizado uma corrida a fazer relembrar o ano passado, o piloto espanhol conseguiu salvar a honra do convento e apenas perdeu três pontos para Valentino Rossi no campeonato. Os dois pilotos estão agora separados por 50 pontos, numa fase em que faltam seis corridas para o final da época. Dani Pedrosa deu um pontapé na sua crise ao terminar em quinto, enquanto que Andrea Dovizioso foi o melhor representante da Ducati ao ser sexto. No entanto a marca de Borgo Panigale ficou com um sabor amargo na boca, pois Andrea Iannone não evitou uma queda na Curva 17 quando vinha em recuperação e rodava no segundo lugar, tendo tudo em aberto para acabar no pódio.

Aleix Espargaró foi sétimo, enquanto Jorge Lorenzo fechou a prova no oitavo lugar, numa corrida onde esteve muito discreto. Apesar da corrida ter sido realizada com o piso seco, Lorenzo, que partiu de oitavo,  nunca conseguiu progredir na classificação geral, naquele que foi mais um fim de semana duro para o atual campeão do Mundo. Jorge Lorenzo viu assim aumentar o fosso pontual para Marc Márquez, 64 pontos de diferença, e parece cada vez mais difícil a revalidação do título. Nota ainda para o positivo 10º lugar de Álvaro Bautista aos comandos da Aprilia RS-GP.

A próxima ronda do Mundial será o GP de San Marino e terá lugar no próximo fim de semana no traçado de Misano.

Classificação:

1
25
M. VIÑALES
39:03.559
2
35
C. CRUTCHLOW
+3.480
3
46
V. ROSSI
+4.063
4
93
M. MARQUEZ
+5.992
5
26
D. PEDROSA
+6.381
6
4
A. DOVIZIOSO
+12.303
7
41
A. ESPARGARO
+16.672
8
99
J. LORENZO
+19.432
9
9
D. PETRUCCI
+25.618
10
19
A. BAUTISTA
+32.084
11
68
Y. HERNANDEZ
+36.131
12
50
E. LAVERTY
+39.130
13
22
A. LOWES
+40.143
14
8
H. BARBERA
+41.356
15
53
T. RABAT
+41.943
16
43
J. MILLER
+47.610
17
45
S. REDDING
+1:56.177

 

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x