O sonho de ver Toprak Razgatlioglu numa moto de MotoGP vai tornar-se realidade em 2026; depois da notícia de que vai mesmo fazer a tão esperada mudança do WorldSBK para o MotoGP no próximo ano, quem é exatamente este ícone desportivo turco? Bem, além de ser um dos pilotos de motociclismo mais empolgantes do mundo, é um múltiplo campeão mundial, um dos maiores nomes de todos os tempos do WorldSBK, o rei do stoppie, um piloto que realizou algumas das corridas mais notáveis e comemorou de algumas das maneiras mais marcantes, e muito mais.
A temporada de 2021 do WorldSBK ficou na história como uma das mais clássicas de todos os tempos; desde o apagar das luzes até à bandeira axadrezada final do ano, foi Razgatlioglu contra o seis vezes campeão mundial e o maior de todos os tempos no WorldSBK, Jonathan Rea. Inúmeras batalhas na última volta, lutas frente a frente, uma controversa infração dos limites da pista e uma ronda em Portimão que surpreendeu até Valentino Rossi durante uma conferência de imprensa do MotoGP… foi um verdadeiro confronto. Conquistando tudo na Corrida 1 adiada em Mandalika – o primeiro evento no circuito –, Razgatlioglu acabou com a seca da Yamaha no WSBK e destronou Rea. A era Toprak tinha apenas começado…
Há pouco mais de dois anos, surgiu a notícia de que Toprak iria abandonar a Yamaha – um conjunto comprovadamente vencedor – e aceitar o desafio da BMW. Muitas pessoas duvidaram do piloto turco, dizendo que «a sua carreira estava acabada», mas isto só motivou ainda mais «El Turco».
Ninguém poderia prever o que estava para acontecer: 18 vitórias numa temporada, incluindo um recorde de 13 consecutivas e, por fim, tornar-se o primeiro piloto a conquistar o título do WorldSBK com a BMW e apenas um dos três pilotos a conquistar o título do WorldSBK com a BMW. Ninguém poderia ter previsto o que estava para acontecer: 18 vitórias numa temporada, incluindo um recorde de 13 consecutivas, e, por fim, tornar-se o primeiro piloto a conquistar o título do WorldSBK com a BMW e um dos três únicos a conquistar o título com dois fabricantes diferentes (Corser em 1996 e 2005 com a Ducati e a Suzuki e Toseland em 2004 e 2007 com a Ducati e a Honda).
Não é preciso dizer que a maior atração de Toprak é a sua maneira de pilotar, que atrai legiões de fãs de todo o mundo apenas para ver a sua excelente técnica de travagem e atitude de nunca desistir. Além disso, tem uma personalidade forte, não tem medo de incomodar, diz o que pensa e interage sempre com os fãs, o que o torna um verdadeiro favorito de todos os adeptos. Algumas das suas melhores vitórias foram recuperações épicas, incluindo a sua primeira vitória contra Jonathan Rea em 2019, em Magny-Cours, na Corrida 1, enquanto um dos pódios mais disputados do WorldSBK foi conquistado pela estrela turca na sua estreia pela Yamaha em 2020, em Phillip Island. 2021 teve inúmeros clássicos; a batalha de Most com Scott Redding na Corrida 1 e a sua corrida vencedora do título em Mandalika foram dois deles.
Em 2022, perdeu o título, enquanto a temporada de 2023 proporcionou algumas das melhores corridas contra Álvaro Bautista, da Ducati, mesmo que tivesse de se contentar com o segundo lugar. O título de 2024 teve muitos destaques, começando com a sua primeira vitória com a BMW em Barcelona – e, por falar nisso, a Tissot Superpole Race no dia seguinte. Outros incluíram a 13.ª vitória consecutiva, a sua primeira vitória após a lesão no Estoril e as cenas especiais do primeiro título da BMW em Jerez.
Fonte:https://www.motogp.com/en/news/2026/01/13/meet-toprak-who-is-the-double-worldsbk-champion/751926
















