Após dois Grandes Prémios decepcionantes antes da pausa de verão, Diogo Moreira (Italtrans Racing Team) recuperou com uma enorme pontuação de 25 pontos numa corrida dramática de Moto2, que viu o líder do campeonato, Manuel Gonzalez (Liqui Moly Dynavolt Intact GP), forçado a abandonar devido a um problema no radiador. O segundo lugar ficou com Daniel Holgado (CFMOTO Inde Aspar Team), com o estreante a conquistar o seu primeiro pódio em Moto2, enquanto Celestino Vietti (Sync SpeedRS Team) ficou em terceiro, apesar de ter recebido uma penalização de Long Lap.
Partindo da pole, Holgado conquistou o holeshot à frente de Moreira e Gonzalez, enquanto Jake Dixon (ELF Marc VDS Racing Team) e Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team) seguiram em frente na curva 2A. Em seguida, Senna Agius (Liqui Moly Dynavolt Intact GP) sofreu uma queda grave na saída da curva 2B, mas, felizmente, o australiano conseguiu sair ileso do incidente.
Aron Canet (Fantic Racing Lino Sonego) quase caiu no início da volta 2 na curva 1, num grande momento de instabilidade da dianteira. O espanhol estava em 10.º lugar, com o seu rival pelo título, Gonzalez, em 4.º lugar, atrás de Moreira, Holgado e Vietti.
Gonzalez estava com algum tipo de problema e isso custou ao líder do campeonato 10 posições, porque algumas curvas depois, estava de volta ao ritmo de corrida. Encontrava-se em 14º lugar, seis segundos atrás do que estava inicialmente.
No entanto, duas voltas depois, o jogo acabou na Áustria para um furioso Gonzalez. Um verdadeiro golpe para a luta pelo título de Gonzalez, especialmente depois de ter parecido tão forte durante todo o fim de semana, pois descobrimos que foi uma pedra que perfurou o radiador que causou o problema. Um domingo sem sorte para o #18.
Na frente, Moreira continuava a liderar, seguido por Holgado e Vietti, com David Alonso (CFMOTO Inde Aspar Team) a ganhar ritmo na quarta posição. Eram esses quatro na luta pela vitória, e Alonso ultrapassou Vietti para a terceira posição a nove voltas do final. O italiano recuperou a posição, mas essa pequena batalha custou tempo a ambos, enquanto o líder da corrida, Moreira, e o segundo colocado, Holgado, continuavam sem problemas à frente.
A sete voltas do final, Vietti recebeu uma penalizaç de Long Lap por exceder os limites da pista, o que deixou Moreira, Holgado e Alonso na luta pelo primeiro lugar. Então, mais drama na frente. Alonso, pressionando forte em terceiro, caiu na curva 9 a cinco voltas do final, deixando-nos com uma corrida a dois pela vitória, e essa queda do colombiano promoveu Vietti de volta ao terceiro lugar.
Com o drama a desenrolar-se atrás, Moreira, felizmente inconsciente, acabou por conquistar uma importante vitória por 2,3 segundos sobre o impressionante estreante Holgado, enquanto Vietti conquistou mais um pódio no Red Bull Ring em terceiro lugar.
Albert Arenas (ITALJET Gresini Moto2) cruzou a linha em quarto lugar, a meio segundo de Vietti, com Tony Arbolino (BLUCRU Pramac Yamaha Moto2) a completar os cinco primeiros. Outro estreante, Ivan Ortola (QJMOTOR – FRINSA – MSI), terminou em sexto e segurou Barry Baltus (Fantic Racing Lino Sonego) nas últimas voltas, com Collin Veijer (Red Bull KTM Ajo) a conquistar o seu melhor resultado na Moto2 até à data, em oitavo lugar.
Izan Guevara (BLUCRU Pramac Yamaha Moto2) ficou em nono, à frente de Canet, em décimo, com o espanhol a reduzir a diferença para o líder para 19 pontos antes da viagem à Hungria. Moreira, por sua vez, volta à luta pelo título e fica a 35 pontos de Gonzalez antes da chegada ao Balaton Park no próximo fim de semana.
















