Franco Morbidelli teve uma corrida complicada, partiu da sexta posição e esteve na luta pelo pódio desde o início. Um incidente e uma penalização afetaram a sua corrida, mas mesmo assim mostrou um bom ritmo. Apesar dos acontecimentos inesperados, Morbidelli terminou o GP de Itália em sexto lugar e continua em quarto lugar no campeonato, com 128 pontos.
O piloto italiano da Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team, falou sobre a penalização e do momento que marcou a sua corrida quando deixou Maverick Viñales fora de prova depois de um contacto nas voltas iniciais.
– Tive uma excelente partida e tentei gerir os pneus ao máximo atrás dos três primeiros, que estavam a pressionar bastante. Queria gerir o máximo possível para chegar com um bom potencial no momento mais difícil da corrida. Mas cometi um erro e entrei em disputa com Viñales. Infelizmente, tivemos um contacto e ele caiu. Pedi desculpa. Perdi tempo com a dupla volta longa, mas terminámos em sexto lugar, o que é um resultado decente, considerando tudo o que aconteceu. Há aspetos positivos, como a volta mais rápida da corrida; isso significa que o potencial é muito alto, continuamos a trabalhar para juntar todas as peças.
