Na corrida Sprint deste sábado em Sepang do GP da Malásia, houve uma decisão preliminar na luta pelo título da categoria rainha que favorece claramente Jorge Martin.
O piloto de fábrica da Ducati, Pecco Bagnaia, caiu na curva 9, na quarta volta, enquanto perseguia o seu adversário espanhol. Jorge Martin então correu para a vitória e agora tem o primeiro match point do Campeonato do Mundo no próximo domingo, com uma vantagem de 29 pontos.
A posição de largada para o Grande Prémio no domingo agora é extremamente difícil para Pecco Bagnaia, mesmo que ele consiga adiar novamente a decisão do título sozinho com uma vitória em Sepang. Ou seja, caso o italiano marque 9 pontos a menos que Jorge Martin na corrida, o Campeão do Mundo de 2024 será Jorge Martin. Isto coloca uma pressão enorme sobre os ombros de Bagnaia, porque mesmo vencendo, estará sempre dependente do resultado do piloto espanhol – permitindo mesmo uma estratégia de ‘tudo ou nada’ ou nada ao seu opositor.
Porque, por exemplo, supondo o pior cenário para Martin – uma queda e zero pontos – ainda assim o piloto da Pramac pode ir para o último ‘round’ esperançado no título. Por outro, uma nova queda de Bagnaia, automaticamente dá o título ao madrileno. Amanhã veremos o desenlace de tudo isto, mas o que é certo é que as coisas não estão fáceis para o bicampeão mundial da Ducati.
Ricardo Ferreira