O MotoGP procura formas de controlar os custos sem diminuir o espetáculo, e a KTM propõe começar por aquilo que o público não vê. Perante a perspetiva de combustíveis 100% não fósseis que poderão chegar aos 86 euros por litro em 2027, o CEO da KTM, Gottfried Neumeister, sugere a existência de um fornecedor técnico único para toda a grelha. Ainda assim, as equipas manteriam liberdade para apresentar os seus próprios patrocinadores ligados ao setor petrolífero. Uma filosofia muito diferente da ideia de uma moto única, que a KTM combate: poupar nos bastidores em vez de o fazer em pista.
Porque deveriam cinco fabricantes pagar cinco vezes? A partir de 2027, o MotoGP entrará na era dos combustíveis 100% não fósseis. Trata-se de uma revolução tecnológica cuja fatura já está a preocupar o paddock.
As estimativas que circulam em Spielberg apontavam recentemente para um preço que poderá chegar aos 86 euros por litro. Este valor ainda não constitui um preço oficial, mas ilustra a dimensão dos custos necessários para desenvolver e produzir estes novos combustíveis.
Gottfried Neumeister coloca, por isso, uma questão aparentemente simples: «Que vantagem perderíamos ao ter um único fornecedor de combustível, quando todos trabalham com a mesma base e se comprometem a tirar o melhor partido dela?»
Para o CEO da KTM, cada fabricante terá de desenvolver a sua relação com um fornecedor capaz de produzir um combustível que cumpra os requisitos. «É um processo trabalhoso, complexo e dispendioso. Então, porque não simplificar um processo que não prejudica o espetáculo e que o público nem sequer vê?»
Existe, contudo, uma dificuldade importante: o combustível não é apenas um produto técnico. É também uma ferramenta de patrocínio. Os fabricantes mantêm relações comerciais importantes com diferentes empresas do setor energético. Impor uma única marca poderia, por isso, permitir poupar dinheiro de um lado, mas destruir receitas provenientes de parcerias do outro.
Neumeister propõe separar as duas questões. O combustível efetivamente utilizado seria comum a todos, mas cada equipa continuaria livre para estabelecer uma parceria com o patrocinador energético que preferisse e apresentar as suas cores. Uma empresa poderia, assim, continuar a ser parceira comercial de uma equipa sem necessariamente produzir o combustível presente no depósito da sua moto.
A ideia é interessante porque transforma o problema: em vez de uniformizar o patrocínio, a KTM pretende apenas uniformizar a função técnica que não é visível para o público.
A proposta surge numa altura em que o Campeonato do Mundo de Superbike prepara uma estratégia semelhante. Em 2027, o WorldSBK manterá o seu combustível E40, mas passará a ter um fornecedor único. O objetivo passa, entre outros aspetos, por reduzir as diferenças de custos atualmente significativas entre os produtos utilizados pelos diferentes fabricantes.
As estimativas apontam para um futuro preço na ordem dos 5 a 7 euros por litro, embora o concurso ainda não tenha sido definitivamente adjudicado.
É evidente que MotoGP e WorldSBK partem de condições técnicas diferentes: o primeiro vai impor combustível 100% não fóssil e, por isso, não poderá necessariamente obter um preço semelhante. No entanto, o princípio económico defendido por Neumeister é semelhante: em vez de financiar vários desenvolvimentos em paralelo, partilhar aquilo que for possível.
O fabricante austríaco não é, contudo, favorável a todas as medidas de redução de custos. Quando foi discutida uma proposta para limitar cada piloto a apenas uma moto, a KTM opôs-se firmemente.
Neumeister explicou o motivo à GPOne: «O objetivo é permitir que os pilotos se superem, regressem rapidamente às boxes depois de uma queda e voltem a subir para a outra moto. Isso faz parte integrante do MotoGP.»
E a sua conclusão resume perfeitamente a sua posição: «Claro que podemos poupar dinheiro, mas isso vai contra o espírito das corridas.»
Por outras palavras, uma segunda moto é dispendiosa. Mas o espectador consegue ver aquilo que ela proporciona. Cinco programas diferentes de desenvolvimento de combustíveis também são dispendiosos. O espectador, por sua vez, praticamente não vê qualquer diferença
Neumeister também não rejeita a ideia de estabelecer um teto orçamental inspirado na Fórmula 1. Pede apenas que seja elaborado de forma coletiva, em vez de ser imposto.
«Penso que seria uma boa medida implementá-lo no MotoGP, porque permitiria a todos competir em condições de igualdade. Mas é preciso fazê-lo de forma inteligente.»
O responsável da KTM reconhece ainda que os fabricantes não podem limitar-se a exigir mais receitas ao campeonato.
«Não podemos simplesmente continuar a pedir mais dinheiro. Nós, fabricantes, também temos de dar o nosso contributo.»
A KTM não está apenas a pedir ao MotoGP que gaste mais. Está a propor que se determine quais são as despesas que realmente contribuem para o valor desportivo do campeonato. Duas motos que permitem a um piloto voltar à pista depois de uma queda? É algo que deve ser preservado. Uma competição tecnológica entre vários combustíveis extremamente caros que o público nunca consegue distinguir? É algo que deve ser questionado.
O MotoGP procura há vários meses formas de reduzir os custos sem se transformar numa categoria demasiado padronizada. A KTM acaba de lhe propor uma regra bastante simples: antes de eliminar aquilo que o público gosta, começar por partilhar aquilo que o público não vê.















