MotoGP: Jurgen Van der Goorbergh, o último holandês na classe rainha

Por a 11 Setembro 2017 13:04

Quem gosta das corridas de motos sabe que a Holanda é um país com forte ligação e paixão pelo motociclismo. Desde logo destaca-se o Grande Prémio da Holanda, que anualmente se realiza na ‘catedral’ de Assen, circuito que é o único que marcou presença até ao momento em todas as edições do Mundial.

Para além disso o país das tulipas já produziu dois campeões do mundo: Henk van Kessel e Jan de Vries. Dois nomes que no início da década de 70 singraram na categoria de 50cc com Jan de Vries a ser campeão do mundo em 1971 e 1973, enquanto Henk van Kessel conquistou a glória em 1974.

Porém nos últimos tempos, e apesar de Michael Van der Mark ter sido campeão do mundo de Supersport em 2014, a verdade é que a Holanda tem estado arredada da classe rainha. A notícia de que Michael Van der Mark vai substituir o lesionado Valentino Rossi no Grande Prémio de Aragão vem quebrar um jejum superior a 12 anos sem qualquer piloto holandês na classe maior.

O último piloto a conseguir tal feito foi Jurgen Van den Goorbergh, que em 2005 esteve presente em dois Grandes Prémios, China e França, curiosamente também em substituição de um piloto lesionado no caso Makoto Tamada. Isto já depois de entre 1997 e 2002 ter feito a tempo inteiro parte do plantel de 500cc/MotoGP contudo sempre com resultados modestos.

Afastado das pistas e atualmente com 47 anos Jurgen Van der Goorbergh tem nos últimos anos participado no Dakar, tendo já feito a prova em três das cinco categorias em competição: moto, auto e camião. Em 2016 o holandês venceu mesmo a categoria ‘Malle Moto’, aquela onde os pilotos participam na maior prova de todo-o-terreno do mundo aos comandos de uma moto e sem uma equipa de assistência, sendo eles próprios que durante a corrida são responsáveis pela manutenção da máquina.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Moto GP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x