A chegada de Toprak Razgatlioglu ao MotoGP é entusiasmante segundo Jorge Lorenzo, mas o nível do campeonato WorldSBK, dominado por Razgatlioglu, é comprovado por um piloto diferente.
Razgatlioglu venceu 38 corridas nas duas últimas temporadas do World Superbike e é o segundo na lista de vencedores de todos os tempos, com 78 vitórias. Chega ao MotoGP em 2026 como tricampeão mundial e apenas o terceiro piloto na história do WorldSBK a conquistar títulos com duas marcas (BMW e Yamaha), depois de James Toseland (Ducati e Honda) e Troy Corser (Ducati e Suzuki).
O domínio de dois anos de Razgatlioglu com a BMW veio após um período de dois anos de domínio de Álvaro Bautista e da Ducati, com o espanhol a vencer 43 corridas nas temporadas de 2022 e 2023.
E é o domínio de Bautista que prova o nível do WorldSBK, para o tricampeão mundial de MotoGP Jorge Lorenzo, já que Bautista nunca venceu uma corrida de MotoGP e conquistou apenas a pole position em uma corrida na categoria principal que durou quase uma década.
‘É uma emoção, uma coisa emocionante, Toprak [Razgatlioglu] no MotoGP’ disse Jorge Lorenzo à transmissão mundial do MotoGP durante o teste em Valência, em 18 de novembro. ‘Estamos todos à espera para ver como se vai sair no primeiro ano. Sim, acredito que o Superbike tem menos níveis de pilotos, isso é claro porque Bautista correu no Superbike e começou a ganhar corridas como um louco, e no MotoGP ficou entre os cinco primeiros, os sete primeiros, os nove primeiros, mas não era um dos mais fortes.’
















